Como abrir uma empresa paula, 1 de outubro de 20191 de julho de 2023 Pensando em abrir uma empresa e não sabe por onde começar? Conheça no artigo de hoje dicas especiais para você que quer iniciar sua carreira empresarial. Confira!Consulta e viabilizaçãoO primeiro passo para se abrir uma empresa é a consulta e viabilização do seu negócio. É necessário que você faça uma pesquisa antecipada sobre as empresas existentes para ver se o nome não cará com algum já existente. É uma etapa obrigatório junto ao site da junta comercial.Em seguida, é necessário ir até a prefeitura da cidade em que a empresa será instalada a fim de verificar os critérios de concessão do Alvará de Funcionamento para o exercício da sua atividade no local escolhido. O registro legal para funcionamento da sua empresa é concedido através da Junta comercial do estado ou em um cartório de registro de Pessoa Jurídica.Na hora de realizar o registro, é comum eles solicitarem os seguintes documentos: Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias; Contrato Social; Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios; Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas; Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade); FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via; Interesse das partes; Objetivo da empresa; Pagamento de taxas através de DARF; e Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via. Cada estado possui um tempo para o processo de abertura da empresa. Assim que a empresa for registrada, o proprietário recebe o Número de Identificação do Registro da Empesa (NIRE). Este número pode ser uma etiqueta ou um carimbo, fixado junto ao ato constitutivo da empresa.CNPJAo obter o CNPJ de uma empresa, você a registra como contribuinte. É com NIRE que você consegue obter o CNPJ da sua empresa.Esta etapa é realizada apenas pela internet através de um software cedido no site da Receita Federal.Neste software, você preenche todas as informações solicitadas no documento básico de entrada. Os documentos originais que a receita pede, devem ser encaminhados por Sedex ou pessoalmente até a Secretaria da Receita Federal. A resposta sobre o CNPJ de sua empresa é encaminhada de forma online até você.Escolha de atividadesQuando se cadastra o CNPJ, é necessário cadastrar a atividade principal da empresa e até 14 atividades secundárias.Isso serve além da tributação, uma forma de fiscalização sobre as atividades da empresa.Inscrição e registroA Inscrição Estadual serve somente para empresas que trabalham com a produção de bens e ou vendas de mercadorias.Ou seja, setores de comércio e industrias são obrigadas a possuírem inscrição.Serviços de energia e comunicação também são obrigatórios.A Inscrição Estadual é necessária para a obtenção no Importo sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).Assim como o CNPJ, é castrada apenas pela internet no site da Receita Federal. Porém, quem acessa este departamento, é somente o contador pré-autorizado da empresa.DocumentosNa hora de realizar o cadastro, é comum eles solicitarem os seguintes documentos: Certidão simplificada da Junta (para empresas constituídas há mais de três meses); Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços; Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original; Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como por exemplo o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel; Cópia do alvará de funcionamento; Cópia do ato constitutivo; Cópia do CNPJ; DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via; DUC (Documento Único de Cadastro), em três vias; Número do cadastro fiscal do contador; e RG e CPF dos sócios. Em alguns estados, a inscrição estadual é solicitada apenas após o pedido de alvará de funcionamento.Registro municipalNa maioria dos estados, o registro municipal é realizado automaticamente logo após o registro na Junta Comercial. Para as empresas que possuem o seguimento de prestação de serviços, é necessário que elas realizem o registro a prefeitura municipal. Para os demais seguimentos, o processo varia segundo as regras de cada município.Alvará do corpo de bombeiroOutro processo para a abertura da sua empresa é o alvará do corpo de bombeiro. O local onde será sua empresa deverá possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – APPCI, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado.Alvará de funcionamentoA licença que determina o funcionamento de qualquer tipo de empresa é o alvará de funcionamento. Sem esta autorização, a empresa não pode funcionar. O procedimento de concessão varia para cada município.Documentos para o alvaráA listagem de documentos necessários para a emissão do alvará, a geralmente são: Consulta prévia de endereço aprovada; Cópia do CNPJ; Cópia do Contrato Social; Formulário próprio da prefeitura; Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário. Cadastro na previdência socialO cadastro da empresa na previdência social é independente se você terá funcionários ou não. Mesmo que inicialmente seja apenas os sócios, a empresa precisa estar cadastrada na previdência e pagar os tributos.O proprietário da empresa tem um prazo de até 30 dias para estar realizando o cadastramento da empresa após o início de suas atividades. Aparato fiscalFeito na prefeitura de cada cidade, o aparato fiscal serve para que a sua empresa possa ser autorizada na autenticação de livros fiscais e também para emissão de notas fiscais.Para as empresas que irão seguir atividades de comercia e indústria, precisa realizar ao aparato fiscal na Secretaria de Estado e Fazenda.Apenas após esta liberação, que a empresa passa a operar legalmente. Empreendedorismo abrir empresagestão de empresa