Como contratar bons vendedores paula, 19 de dezembro de 20191 de julho de 2023 Em empresas do ramo comercial uma das maiores dificuldades é conseguir selecionar alguém para fazer parte do time de vendas.Este é um momento bem delicado, pois o recrutador pode selecionar alguém altamente capacitado, como também pode se enganar e escolher alguém sem técnica e vocação nenhuma para o negócio.As equipes comerciais de alta performance, são formadas por profissionais que adequam ao perfil da empresa, da equipe em que irá atuar e também na cultura organizacional.Parte inferior do formulárioNota-se que na maioria das empresas, é o departamento de RH e ou gerente de vendas que realiza todo o processo de seleção.No caso de empresas que utilizam o departamento de RH como recrutador, é importante que o gestor ou gerente de vendas deixe bem claro o que ele precisa do candidato. Quer saber mais sobre ficas de como contratar bons vendedores? Confira no post a seguir dicas especiais. Confira! Contratação de vendedores: habilidades necessárias Um candidato não precisa ser perfeito, ele precisa somente possuir a maioria de características possíveis que preencham o perfil da empresa, tendo as ferramentas necessárias para desempenhar com qualidade o seu serviço. Nota-se que na maioria das empresas, é o departamento de RH e ou gerente de vendas que realiza todo o processo de seleção.No caso de empresas que utilizam o departamento de RH como recrutador, é importante que o gestor ou gerente de vendas deixe bem claro o que ele precisa do candidato, dessa forma o setor de RH poderá traçar um perfil ideal de características comportamentais para ter como referência. Nem todos os candidatos possuem as habilidades desejadas pela empresa, mas ele pode ter apenas as habilidades fundamentais. As habilidades desejadas pela empresa, são coisas que podem ser desenvolvidas com o tempo de trabalho. É até mais interessante pois o candidato não possui vícios anteriores.Na hora de contratar alguém para vendedor em sua empresa é preciso muita atenção já que o número de candidatos é gigantesco. Por conta disso, é importante que o entrevistador realize uma lista de cortes antes de qualquer coisa. 1 – Seja atento ao avaliar currículos A análise de currículo é uma das etapas que antecede a fase de entrevistas. Para otimização, é necessário que o responsável realize uma boa triagem.São essas atitudes que farão com que você não perca tempo em entrevistar pessoas que não se adequam ao quadro de funcionários e propósitos da empresa. A eficiência do processo de recrutamento otimiza consideravelmente quando você realiza o filtro certo para recrutamento apenas com pessoas que possuem realmente o perfil da vaga de vendedor da empresa. Mesmo ao se ter um currículo perfeito, é sinal de que o candidato é perfeito para vaga. Isso também deve ser levado em questão.Quando você tiver alguma dúvida sobre o currículo do seu candidato, ligue sem medo e peça para ele esclarecer. Isso não é uma entrevista, é apenas uma verificação e confirmação de dados.Uma simples ligação muitas vezes pode evitar que passe ou não passe algum candidato que possa ou não fazer parte da vaga de vendedor. 2 – Fique atento às experiências anteriores É de suma importância saber sobre as experiencias passadas do seu candidato, assim você analisa o tipo de perfil profissional que ele é.Busque pelas respostas sobre as atitudes positivas que ele obteve nos trabalhos anteriores, como foi trabalhar nas outras empresas, quais erros ele cometia etc.É muito comum que o candidato repasse na entrevista suas experiencias como um lado positivo. Às vezes, é até interessante que o entrevistador entre em contato com o antigo gestor de seu candidato para colher mais informações. 3 – Busque o profissional que deseja aprender Com a rápida evolução das informações, dê preferencia a aqueles candidatos que tenham sede de conhecimento, que vão atrás de novas capacitações para sobreviver no mercado.Não se baseie somente nos cursos que o candidato já cursou. Baseie-se também naquilo que ele pretende fazer no futuro. Assim você se o planejamento dele, casa com o planejamento futuro da empresa.Geralmente, pessoas que gostam de buscar e ter cada vez mais conhecimentos, apesentam mais flexibilidade as demandas de trabalho. 4 – Converse sobre a empresa com o candidato Um dos truques para o entrevistador perceber se o seu candidato é engajado, possui organização e investe seu tempo naquilo que deseja alcançar, é pedir para o entrevistado falar um pouco sobre a empresa e o que ele espera dela. Se ele souber falar sobre a empresa, você irá perceber que ele ao menos se preparou para a entrevista.Mas lembre-se que você também precisará esclarece a ele neste momento as informações pertinentes a vaga concorrida. 5 – Esteja atento à cultura da empresa na contratação de vendedores Lembre-se dos itens que compõe a cultura organizacional da empresa: missão, valores e visões. Foque na hora da entrevista ou escolha de currículo se o seu candidato está dentro destes padrões.O talento do entrevistado precisa casar com a cultura da empresa para que ela caminhe para a direção correta. Ideias desalinhadas podem atrapalhar o processo.Diversas empresas já implantaram o tipo de entrevista que identifica em uma primeira etapa os valores e objetivos do candidato para analisar se estão com os mesmos propósitos que a empresa. Esse tipo de entrevista se chama fit cultural. 6 – Observe o comportamento Você consegue analisar o tipo de personalidade do seu candidato apenas pela forma como ele se comporta. Fique atento ao tom de voz utilizado, a gesticulação, palavras escolhidas, o olhar e também o tipo de postura.Candidatos que ficam falando demais de seus pontos positivos também não são uma boa alternativa na hora da contratação. é necessário que um vendedor tenha autoconfiança, porém tudo o que é em excesso é prejudicial.Procure buscar candidatos que confiam em si e ao mesmo tempo reconhecem seus limites. 7 – Proponha uma atividade de role play de vendas Role play é uma venda simulada. Muito utilizada em entrevistas de vendas, esta ferramenta permite você já logo simular uma ação entre cliente x vendedor e analisar como o entrevistado se comporta.Pode ser realizada pessoalmente ou a partir de uma ligação de voz ou vídeo.Você chama alguém da equipe de vendas para interpretar o cliente, enquanto você analisa a forma como ele aborda o assunto e tenta vender o produto simulado a outra pessoa. Devem estar presentes o recrutador e o líder da equipe de vendas. Dicas Empreendedorismo como contratarcomo contratar bons vendedoresempreendedorismogestão de lojarh