28/07/2020 19:54:59

Desde que as medidas de isolamento social tomaram conta de todo o país, um dos principais serviços a ser interrompido foi o de personal trainer. As academias e os parques fecharam suas portas e as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de suas casas, reduzindo o volume de atividade física nestes mais de 100 dias.

Mas engana-se quem acha que os profissionais ficaram parados.Diariamente, por meio do Instagram, Facebook, YouTube e TikTok, milhares de profissionais da área de educação física e treinamento pessoal fazem lives para motivar o público a fazer o seu treino em casa.

 As sessões são sempre muito animadas, com música frenética ao fundo e gritos de incentivo. Alguns mais animados fazem lives com diversos participantes usando a plataforma Zoom.
 

Monetização

Este “novo” modelo de atuação é uma alternativa encontrada por cada personal para manter a prestação de serviço e a renda durante a quarentena. A grande maioria trabalha por conta própria, sem registro, o que faz desta a única fonte financeira.
 
As lives não permitem patrocínio por conta das músicas com direitos autorais assegurados, mas possibilitam ações de marcas de uniformes, de barrinhas de cereais, de redes de academias e alimentos fitness.

Este talvez seja o grande legado da epidemia para o mercado de academias e atividades físicas: as pessoas não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente para engajar em um treino ou aula especial.

 

Live é boa alternativa para academias


Marketing pessoal


Quem tem uma fonte alternativa de renda está usando as redes sociais atualmente para engajar um público dentro da sua área de atuação e até expandir a sua visibilidade. Na prática, trata-se de uma das mais tradicionais formas de fazer marketing: permitir que o futuro consumidor experimente o seu produto ou serviço antes de fazer qualquer contratação.

Esse é um bom exercício para quem mexe com o setor de marketing e captação das academias de todo o Brasil. Por que não promover ações online e envolver o público do seu bairro ou da sua cidade?

Esta tipo de ação tem grande chance de ser bem efetiva na geração de leads ou mesmo alunos ativos das academias e studios de pilates ou yoga, por exemplo, ao expandir o experimento de uma aula digital. Ao final, faça um convite para que os interessados visitem as suas instalações e experimentem uma aula presencial.

 
Por mais que o universo digital hoje permite você compreender e filtrar todos os sentimentos de interesse do público-alvo em suas campanhas de captação, nada vai superar o engajamento de pessoas felizes nas redes sociais. Ou seja, os relatos dos participantes funcionarão como excelentes cartas de apresentação do seu trabalho. Não perca essa chance!
 

Estude o público e faça algo personalizado

O marketing de massa não é muito eficiente no universo digital, principalmente para serviços locais como são os serviços de academias e de personal trainer. Levando isso em consideração, a minha dica é que você use suas redes sociais para fazer uma enquete sobre qual a modalidade de treino que será dada. 

Se você tem uma pessoa que é responsável pelo seu marketing pessoal ou mesmo de sua academia, oriente ele que faça um pré-aquecimento da audiência nas redes sociais, enquetes e agendamento para realizar uma live em um sábado pela manhã (melhor dia e horário para este tipo de ação).

É importante também tomar alguns cuidados com o espaço físico que será usado, com as roupas (aproveite para expor sua marca) e também com o discurso motivacional.

Todos estes cuidados vão ajudar a ter sucesso na sua transmissão e cativar novos inscritos para seus perfis sociais e, depois da pandemia, futuros clientes.