01/10/2019 21:00:02

COMO ABRIR UMA LOJA DE ROUPAS

Pensando em abrir uma loja de roupa, mas não sabe por onde começar? Seja ele físico ou virtual, o seguimento da moda é um dos ramos que mais dão lucros, crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Há diversas lojas de roupa espalhadas por qualquer cidade, mas são poucos os negócios que apresentam ideias e serviços diferenciados. Se você está pensando em entrar para este ramo, aposte em ser diferente de tudo aquilo que as pequenas e grandes lojas oferecem aos seus clientes.
Separamos um levantamento completo e facilitado para auxiliar você, novo empreendedor que deseja fazer a vida com uma loja de roupa de sucesso. Aprenda a ter noção de negócios através deste roteiro inicial. Confira!
 
 
Quem é público alvo da sua loja de roupas
Antes de qualquer coisa, você deve analisar quem você quer atingir como público para sala loja de roupa. Essa é a informação primordial que irá te encaminhar para as outras decisões a serem tomadas, como tipos de roupas, marcas, decoração da loja, posicionamento.
Para auxiliar melhor você na tomada de decisões, monte um perfil de consumo e desejos. Analise que tipos de roupa o seu publico algo costuma vestir, quais são suas marcas favoritas, qual o biotipo predominante e quais as referências de vestuários que essas pessoas buscam, além de seus hábitos de consumo.
Nesta etapa vale uma pesquisa de mercado.
 

Que tipo de roupa sua loja irá vender
Após realizar o seu filtro conhecendo o seu púbico alvo, fica mais fácil para que você possa definir que tipo de roupa sua loja irá vender.
É interessante que, ainda mais nos dias atuais, você foque em apenas um único nicho de mercado para atender. As boutiques especializadas estão em alta. Não tente colocar diversos nichos de roupas em sua loja pois você irá quebrar facilmente. É difícil competir com grandes lojas de departamentos que atingem diversos nichos a preços baixos.
Mantenha-se longe da concorrência, busque soluções diferenciadas para ir alavancando cada vez mais. Foque em um determinado público, procurando por aqueles que possuem grande poder de compra, já tendo uma previsão do valor das peças e marcas que você irá vender em sua loja de roupa. Isso lhe dará grande vantagem competitiva em relação as outras lojas de mesmo setores.
Outro problema de querer colocar diversos nichos de vestimenta em uma única loja, é o controle de estoque que fica cada vez mais difícil conforme a quantidade de roupa.
 
A escolha do ponto para abrir uma loja de roupas
Uma das primeiras coisas a serem analisadas na hora de determinar o ponto ideal para sua loja de roupa é a quantidade de pessoas que ali circulam, se é próximo e de fácil acesso para o seu publico alvo, se há vaga de estacionamento e se a rota de carro é fácil.
O investimento do ponto para abrir a sua loja de roupas é um dos quesitos que mais pesa no orçamento do iniciante. A dedicação para escolha, analise e estudo do ponto deve ter grande importância no seu fluxo de tempo.
É interessante que quando você estiver com um ponto em mente, você visite o local em diversos horários do dia para que você tenha uma noção de quantas pessoas passam pelo local.
 
Pense na alternativa virtual
Se você não quer investir muito para montar uma loja de roupa, que tal começar com uma loja virtual? Neste caso você não precisa de um ponto alugado ou comprado, muitos funcionários.
Você pode trabalhar de casa, contratando uma empresa de marketing para gerenciamento da sua loja e da publicidade. Seu estoque também pode ser em casa, você apenas terá o trabalho de despacho.
O seguimento do e-commerce de moda é um dos ramos que mais crescem no Brasil e no mundo.
 
Os custos para montar uma loja de roupas
O valor exato sobre o quanto você irá investir para abrir uma loja de roupa é bem difícil dizer, pois depende muito do seguimento que você pretende seguir, marcas a serem utilizadas, o tanto de estoque seguro que você pode manter, aluguel do imóvel, etc.
O custo mais alto na hora se monta ruma loja de roupa, está no investimento para o ponto da loja. Por isso muitas pessoas acabam montando apenas lojas virtuais.
Além de aquisição do ponto, seja por aluguel ou por compra, também há gastos com reforma e decoração para deixar a loja com a cara necessária.
Depois temos os custos com estoque inicial, vitrine, funcionários, eventos e coquetéis de trocas de coleção.
 
Divulgação de uma loja de roupas
A fase de marketing e propaganda da sua loja de roupa deve se iniciar antes mesmo de você montar a sua loja. A escolha do nome e logo estão nesta etapa.
É a partir disso que a sua loja de roupa vai tomando cara. Suas cores, estilo de decoração, iluminação, tudo parte do nome e logo escolhidos.
Não tente fazer tudo você mesmo. contrate, invista em uma empresa capacitada para te ajudar a alavancar antes mesmo de montar a loja. A publicidade é a alma do negócio.
 
Pesquise muito antes de montar sua loja de roupas
Aprender sobre lojas, administração, marketing, vendas e publicidade é uma boa forma de começar. Antes de abrir qualquer negócio é necessário horas de dedicação a estudos.
Há diversas apostilas sobre como abrir empresas e lojas no site do Sebrae. Você também ir até eles para se informar melhor, como realizar da melhor forma os seus filtros e locais para abrir uma loja de roupa física e até mesmo uma loja virtual.