25/03/2022 13:34:17

Como ser um bom vendedor?

Como ser um bom vendedor em tempos de mercados cada vez mais exigentes? Sabemos que vender não é uma missão fácil, vender exige paciência e domínio de habilidades mais avançadas conforme cada tipo de produto ou serviço.





Muitas das habilidades podem ser pesquisadas, aprendidas e desenvolvidas com o passar do tempo, permitindo que cada habilidade se torne em qualidades profissionais com o passar do tempo.
Além de contar com indicações de clientes e de parceiros, é importante ao vendedor desenvolver boas habilidades para abordar o cliente certo e atrair os melhores negócios.
Neste artigo aprofundaremos mais o assunto e daremos dicas de como desenvolver os melhores métodos de vendas.

 

Como ser um bom vendedor?


Quando a empresa tem um vendedor de alta qualidade ela consegue desenvolver um diferencial competitivo para a marca e o posicionamento de vendas de seus produtos no mercado.
É importante contar com profissionais qualificados e experientes, mesmo que sejam iniciantes, que a empresa também possa oferecer treinamento e direcionamento e aprimorar os trabalhos de seus vendedores.

Inicialmente, é fundamental que o profissional esteja sempre preparado para novas oportunidades e para saber enxergar os perfis dos clientes.
Confirmar as descobertas de mercado, ser sempre estratégico na apresentação das propostas e saber negociar com segurança e firmeza.
Conheça agora algumas dicas de como ser um bom vendedor e turbinar as suas vendas:
 

1 – Valorize o processo


É indicado seguir um processo, analisando que o bom profissional de vendas se refere a um profissional que possui habilidade para convencer o cliente a qualquer momento.
Devemos ressaltar que uma venda não acontece por acaso, pois existe o processo de abordagem e de vendas que deve sempre ser orientado e seguido.
O vendedor precisa conhecer bem o processo de vendas sabendo antecipar o comportamento dos clientes e visar manter o interesse pelo produto.
 

2 – Faça um Planejamento de sucesso


O vendedor deve ser sempre um planejador positivo. A ausência de planejamento pode gerar cancelamento de reuniões, troca de informações seguras e perda de contatos.
Para evitar essas perdas é fundamental ser organizado para honrar com compromissos de modo pontual e estar preparado para atender todas as demandas dos prospectos.
 

3 – Conte com a ajuda de especialistas


Também é indicado contar com a ajuda de especialistas, estamos falando de especialistas em determinada área ou tipo de produto como informática, celular, livros, marketing e entre outros setores que podem gerar informação para o vendedor.
O vendedor não pode ter vergonha de pedir ajuda e de aprender a usar novas ferramentas de trabalho.
 

4 – Conheça o seu produto


Se o vendedor vai vender o produto que ele mesmo fabrica ou da empresa que o contratou é fundamental conhecer o produto com o qual irá trabalhar.
Imagine um vendedor de carros que não sabe nada de automóveis? É fundamental conhecer todos os detalhes do produto ou serviço que irá vender.
Dominar o conhecimento profundo sobre o serviço ou produto é essencial para elaborar ofertas, responder às dúvidas recorrentes e ainda apresentar dicas valiosas para o uso do produto.
 

5 – Procure conhecer o cliente


Nesta lista de dicas para ser um bom vendedor, o profissional precisa conhecer os clientes potenciais, enxergar os seus comportamentos e quais os interesses de cada grupo de pessoas.
Isso ajuda a personalizar a abordagem e a concentrar mais atenção nos pontos de maior interesse para a pessoa. Ao buscar conhecer o cliente, é importante, por exemplo, saber quais motivos o levaram a sentir a necessidade por determinado produto.
 

6 – Tenha Empatia


Demonstrar empatia é uma maneira de se colocar no lugar do cliente e perceber suas expectativas e necessidades.
Por ser uma habilidade de se colocar no lugar do outro, o vendedor demonstrará que não pensa somente em si, mas também na necessidade do cliente em primeiro lugar.
 

7 – Use de Persuasão


Dominar técnicas de persuasão é um grande diferencial. O ato de persuadir permite convencer as pessoas a querer conhecer o produto e a consumi-lo.
Grande parte dos clientes querem ser convencidos, principalmente, quando é construída uma oferta ideal para ele.
 

8 – Preze sempre pela Honestidade


Para ser um bom vendedor, a transparência e a honestidade são fundamentais. O ato de vender não pode ser visto como um método de enganação, de desvirtuar as necessidades do cliente ou de oferecer algo inútil.
 

9 – Aprenda a Ouvir, ouvir e ouvir


O vendedor deve aprender a ouvir. Mesmo que o profissional tenha o hábito de falar muito, ele precisa fazer pausas e saber ouvir o cliente.
Em tempos de comunicação e acesso pleno às informações nas plataformas digitais, é bastante comum o cliente já entrar na loja informado sobre os produtos e preços envolvidos na oferta, exigindo do vendedor informações mais especializadas.

Mas, sempre aparecem dúvidas e receios ao comprar em relação à qualidade e demais especificações do produto.
Procurar ouvir o que o cliente tem a dizer é primordial, principalmente as dúvidas, problemas, objetivos e comparativos com outras marcas e modelos de produtos.
 

10 – Follow-up


Boa parte dos vendedores pensam que a venda ocorre somente no primeiro contato e não insistem.
O follow-up é o processo de retorno para realização de um segundo ou terceiro contato, podendo marcar novas reuniões para fechar novos negócios.
 

11 – Seja o especialista


Além de contar com conselhos de outros especialistas, o vendedor deve se apresentar como um especialista no seu mercado de atuação.
Se ele vende carros, é importante entender de carros e de desempenho do motor. Se ele vende celulares, é fundamental conhecer sobre modelos, lançamentos e tecnologias envolvidas.
 

12 – “Trabalhe” para o seu cliente

 

É indicado trabalhar para o sucesso dos seus clientes, geralmente a maioria dos vendedores trabalham somente pela venda, mas o vendedor diferenciado atua a favor do sucesso do cliente.
 

13 - Mantenha-se informado

No caminho do trabalho, ou na saída da universidade ou mesmo em casa, o vendedor deve assistir a telejornais, documentários, ler jornais, acessar portais de informações e, sobretudo, prestar atenção sobre notícias relacionadas ao segmento de mercado no qual atual, isso ajuda a se manter sempre atualizado.

 

Conclusão

Agora você sabe como ser um bom vendedor. É importante seguir as dicas deste artigo e sempre mergulhar nas novas experiências de mercado.
É importante observar a atuação de vendedores mais experientes, sem descartar a força de vontade dos profissionais inexperientes.
Problemas e desafios sempre poderão surgir, mas desafios existem para serem superados e aproveitados como novas oportunidades.