Tópicos

post

Os Principais Indicadores para Avaliar a Saúde Financeira da sua Empresa

Os Principais Indicadores para Avaliar a Saúde Financeira da sua Empresa Com toda a certeza, a saúde financeira é o ponto principal para garantir o crescimento e expansão de uma empresa. E, como essa saúde financeira é medida, você sabe? De fato, existem determinados indicadores que asseguram a estabilidade da empresa e, também, as projeções financeiras de crescimento para investimentos e possível aporte financeiro futuro. Deste modo, existem alguns métodos para avaliar a saúde financeira da sua empresa, dentre os quais está a chamada Análise Fundamentalista. Este tipo de análise avalia indicadores financeiros, isto é, métricas que, associadas, determinam a performance da empresa. São os chamados KPIs (Key Performance Indicator, em inglês), métricas, indicadores que têm por objetivo analisar o equilíbrio entre a receita e os pagamentos (despesas) do seu business. Assim, é possível avaliar com fundamentação a trajetória da empresa e fazer um diagnóstico dos pontos positivos e negativos. Com o intuito sempre de buscar o crescimento, vendas e o lucro. Então, se você busca o aprimoramento constante da gestão financeira da sua empresa, confira, a seguir, os indicadores que compilamos como os principais KPIs na hora da análise da saúde financeira do negócio. Imperdível, acompanhe!

post

Como ter uma gestão financeira eficiente na sua empresa: saiba tudo

Sem dúvida, a consolidação de qualquer empresa no mercado é fundamentada em uma gestão financeira eficiente. Decerto que por mais inovadora e criativa seja a marca ou o produto, sem um gerenciamento financeiro adequado, a empresa estará fadada à falência. De acordo com levantamentos feitos pelo Sebrae, em 2021, 27% das empresas que abrem no Brasil, fecham antes de completar 1 ano de vida. Para além disso e talvez, até pior, de quatro empresas que abrem, uma fecha antes de completar 2 anos de vida. E, no terceiro lugar das principais razões para estes fatos está a falta de controle e gestão financeira eficiente. Em outro estudo da plataforma artificial CB Insights, divulgado pela revista Forbes, a segunda causa para o fracasso de um negócio está em ficar sem dinheiro. Isto é, não ter mais fundos para movimentar o caixa antes que os retornos comecem a aparecer. O que decorre de uma carência na gestão financeira e planejamento da empresa. Assim, para evitar que a sua empresa incorra em erros fatais que podem levar a prejuízos irreversíveis, nós, da Actana, disponibilizamos não apenas o melhor software online para gestão empresarial, mas também, conteúdos de valor que vão auxiliar você com detalhes fundamentais para administrar com excelência o seu negócio. Quer aprender um pouco mais sobre gestão financeira eficiente com a marca referência, que mais vende no mercado, hoje? Então, continue lendo este artigo e altere o rumo da sua empresa para melhor.

post

Alvará de funcionamento: o que é e quem precisa emitir?

Alvará de funcionamento:o que é e quem precisa emitir? Se você é empreendedor ou pretende se tornar um, então já deve ter ouvido falar sobre o alvará de funcionamento. Apesar de que muitos imaginam, esse documento é indispensável para algumas pessoas que atuam no mercado de trabalho. É muito comum acontecer de alguns empreendedores acabarem se perdendo nos processos, ou estão sem apoio de um contador, e se esquecem de fazer a renovação do título. Porém, a falta de responsabilidade pode acabar trazendo diversos problemas judiciais para a empresa, correndo o risco de levá-la até mesmo à falência. Mesmo com toda a importância que o alvará de funcionamento possui, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como obtê-lo e quem deve procurá-lo. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

post

Como fazer controle financeiro na sua loja?

Além de não contar com um sistema seguro e prático, existem lojistas que acabam deixando os cálculos para depois, comprometendo com isso, o setor financeiro de sua empresa, na hora de cortar gastos saiba cortá-los corretamente, aprenda a dar prioridade ao que realmente é gasto ou investimento. A falta de gerenciamento de estoque é um outro erro fatal para os lojistas, para minimizar este impacto você deve contar com um bom sistema e profissionais capacitados com experiência em logística, tenha diversas formas de atendimento para tornar a vida de seus clientes mais simples.

post

O que é capital de giro de uma empresa?

Quando decidimos abrir uma empresa devemos ter a consciência que o empreendimento necessitará de recursos para se manter, principalmente, enquanto o projeto não gerar retorno. Mas afinal, o que é capital de giro? A abertura de um empreendimento envolve diferentes etapas como o processo de formalização, aquisição de ativos e equipamentos, além de obter a documentação jurídica e fiscal para o funcionamento da empresa. Porém, muitos empreendedores e gestores cometem sérios erros quando negligenciam a formação e administração do capital que fará parte do porte de funcionamento do empreendimento como um todo, o que poderá comprometer a saúde financeira da empresa a curto e médio prazo.

post

Como aumentar o lucro da minha empresa

Como aumentar o lucro da minha empresa? Alguns gestores e empresários iniciantes podem se sentir inseguros em escolher táticas de planejamento e de promoção de vendas para elevar a receita e o lucro de sua corporação e marca no mercado. Mas afinal, como aumentar o lucro de minha empresa? A seguir apresentamos dicas fundamentais para elevar a receita e, principalmente, o lucro.

post

Controle financeiro empresarial: as melhores técnicas para gerenciar sua empresa

Sabemos que o controle financeiro empresarial é uma das áreas mais sensíveis de todo um processo de gerenciamento de negócios. Principalmente, em pequenas e médias empresas essa atividade é tratada de maneira inadequada nas práticas gestoras da empresa. São atividades que abrangem contas a pagar e receber, controle de contas a pagar, organizador de contas a pagar e gestão mensal das finanças do empreendimento. Geralmente, os erros mais cometidos pelos gestores estão localizados em confundir a conta pessoal com a conta da empresa, a falta do uso de ferramentas adequadas, ausência de automação de dados e manter a gestão orientada somente pela intuição.

post

Conciliação Bancária: O que é? E como fazer?

É um processo que compara o extrato bancário de uma empresa com as informações de controle financeiro interno dela. Por meio desta informação e dos extratos é possível identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. O maior objetivo da conciliação bancária é ver se o controle interno está batendo, se todos os lançamentos estão corretos e se não há nenhuma anormalidade que precisa ser revisada. É muito importante ter esse controle pois poderá evitar erros futuros, e consequentemente prejuízos financeiros.

post

ROI como calcular o retorno sobre o investimento da sua empresa

Saiba o que é o ROI e como calcula-lo de forma simples e fácil. Saber o cálculo do ROI pode ser muito importante, afinal com ele é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis, logo entender se está ou não valendo a pena realizar tal investimento. Essa é uma técnica muito utilizada quando se quer saber quanto a empresa recebeu com os investimentos realizados.

post

O que é centro de custo?

Uma empresa pode possuir várias unidades, setores ou departamentos, cada qual com sua característica especifica e modo de atuação. E uma dessas pode ser o centro de custo, uma unidade que tem como objetivo avaliar as despesas e receitas da empresa. O centro de custo é muito importante para todas as empresas, já que após a realização de sua análise é possível saber quais foram os recursos que deram os melhores resultados, a onde o gasto foi mais bem aproveitado e outros.

No more posts