19/04/2022 10:26:16

Como ser um bom vendedor?


Hoje em dia, ser um bom vendedor é um dos dons mais requisitados no mercado de trabalho.
Isso porque nem todas as pessoas conseguem alcançar esse feito e isso pode fazer com que elas fiquem para trás em comparação às outras

Se você possui uma empresa, também será necessário que você seja um bom vendedor, afinal, você é quem dará os primeiros passos para que o seu negócio deslanche no mercado.
Apesar de essa condição ser bastante visada em todos os tipos de áreas de trabalho, muitas pessoas ainda se perguntam como chegar ao patamar desejado.

Por conta disso, preparamos um conteúdo para que você possa aprender a ser um bom vendedor e aumentar o alcance da sua empresa.
Continue nos acompanhando nese post e conheça ótimas dicas para isso!



 

Quais são as qualidades de um bom vendedor?


Um bom vendedor pode agregar diferentes qualidades e todas elas serão indispensáveis para o sucesso de uma companhia.
Existem algumas qualidades que fazem toda a diferença para quem deseja exercer essa profissão.
Veja as principais delas:
 

Organização


Um vendedor precisa atender diversos clientes em um único dia e, com isso, ele precisa personalizar a sua abordagem para cada um deles.
Sem organização, isso não será possível.

Quanto mais preparado um bom vendedor estiver em relação às informações do cliente, maiores serão as chances de mantê-lo feliz por mais tempo, além de ter a chance de que ele volte a fazer negócio com você.
Isso porque a organização permite que a pessoa reúna informações sobre os produtos vendidos ou os problemas que precisam ser resolvidos.
 

Resiliência


Só quem atua na área de vendas sabe o quanto essa atividade requer de um esforço contínuo, principalmente quando se trata de bater metas.
Por conta disso, a resiliência é uma qualidade essencial para ser um bom vendedor, pois sem ela, será fácil desistir.
 

Capacidade de fazer networking


Se você deseja ser um bom vendedor, é preciso ter em mente que possuir uma cartela de clientes e parceiros de negócios é indispensável para manter o lucro bem alto.
Por conta disso, será preciso que você invista na criação de uma rede de contatos, o chamado networking.
Isso porque, dessa forma, será mais fácil criar uma verdadeira comunidade interessada no que você vende, alavancando o crescimento da empresa e expandindo oportunidades para fechar negócio.
 

Competitividade


A competitividade cai muito bem na rotina de um bom vendedor.
Ele não quer apenas bater as suas metas, como também deseja sempre estar em destaque dentro os outros.
No fim das contas, essa postura poderá ser um motor que impulsiona o vendedor a ser produtivo, mantendo um alto nível de motivação e desenvolvendo resiliência, um dos pontos citados anteriormente.
 

Dicas para ser um bom vendedor





Existem algumas dicas que podem te ajudar no momento de você conseguir se tornar um bom vendedor.
Veja algumas delas:
 

1.Busque aprendizado contínuo


Hoje em dia, nós temos um ótimo acesso à informação, use-o a seu favor!
Isso porque antes de comprar qualquer produto ou serviço na internet, os consumidores fazem uma boa pesquisa para ver qual a melhor opção para a sua necessidade.
Essa atitude faz com que as pessoas cheguem com muito mais conhecimento até um vendedor.
Por conta disso, considere estar sempre estudando e aprendendo, para que você tenha a capacidade de suprir as dúvidas de pessoas que já entendem um pouco do assunto.
 

2.Faça pesquisas prévias


Para ser um bom vendedor não basta apenas conhecer todo o mercado. Isso porque um profissional diferenciado vai além e faz uma pesquisa completa do potencial cliente que ele vai atender.
Afinal, contar com um atendimento personalizado é um pré-requisito para agregar valor em um processo de vendas.
Portanto, antes de fazer a primeira abordagem, pesquise informações pertinentes sobre a empresa e aprenda a identificar possíveis concorrentes e saber como eles trabalham no mercado, se mantendo sempre a frente.
 

3.Saiba ouvir


De nada servirá todo o conhecimento adquirido e empatia gerada se o vendedor não sabe ouvir o seu cliente.
Um vendedor que não consegue entender a necessidade do cliente, poderá cometer erros que leve à desistência da compra, refletindo diretamente no negócio.
Portanto, sempre reflita sobre as respostas dadas ao seu potencial cliente, para que ele veja que você é um bom profissional.
 

4.Ajude a desenhar o futuro


Um bom vendedor ajuda o seu cliente a enxergar como seu futuro será brilhante ao fechar negócio com aquela empresa.
É comum que os compradores tenham aversão ao risco e, por conta disso, todos eles irão avaliar com precaução, qualquer mudança que possa surgir no caminho.
Portanto, será preciso que o profissional saiba implementar e abordar o futuro com o seu consumidor de acordo com três aspectos.
 
  • Pessoal/emocional;
  • Operacional;
  • Retorno sobre o investimento.
A partir disso, as chances de obter sucesso e fechar um negócio, são muito maiores.
 

5.Crie rapport


As pessoas tendem a comprar de quem elas conhecem, confiam e gostam.
Um bom vendedor é aquele que consegue criar um rapport com seus consumidores, ou seja, ele consegue fidelizar clientes.
Para conseguir isso, ele usa todo o tipo de conteúdo pesquisado para ter assuntos em comum com o seu potencial cliente, como esportes, cursos, cidades em que viveram, pessoas da mesma rede de contatos, etc.
Isso demonstra que você tem interesse pelo Lead, permitindo que ele esteja mais aberto a ouvir o que você tem a dizer.
 

6.Entregue valor


No final das contas, um bom vendedor é aquele que entrega valor no seu processo de vendas e não fica preso em funcionalidades e rotinas.
O profissional que mostra como dar ao cliente aquilo que ele tanto deseja, com a melhor relação entre custo e benefício, com certeza conseguirá consolidar a venda e trazê-los de volta em uma próxima ocasião.