Recibo de pagamento: O que é, para que serve e como fazer?

O recibo de pagamento é um documento que comprova que determinada pessoa ou empresa, recebeu uma quantia relativa à venda de produto ou serviço. Isso significa que o documento possui validade fiscal e pode ser usado como comprovante de pagamento. 

Há inúmeros modelos de recibo de pagamento, o que inclui versões online, impressa, entre outras. Neste artigo, você aprenderá em detalhes o que é, para que serve e como fazer recibo de pagamento. Confira tudo isso a seguir, inclusive disponibilizamos neste artigo um modelo em anexo (word)!

 


O que é recibo de pagamento?

É um documento com validade fiscal que tem como finalidade comprovar o recebimento de uma quantia devido à realização de um serviço ou venda de produto. O recibo de pagamento pode ser comparado à nota fiscal que recebemos quando compramos alguma coisa. Só que nesse documento, é informado detalhes do valor, dos envolvidos no processo e do serviço ou produto.
 

Para que serve?

Esse documento serve para comprovar que determinada quantia foi paga a uma pessoa ou empresa, em decorrência da realização de um serviço ou ainda da venda de um produto. De forma mais simples, o documento é um comprovante com validade fiscal que pode ser utilizado por ambas as partes para comprovar o pagamento feito.
 

Como fazer recibo de pagamento?

Você pode fazer esse documento de várias formas: utilizando sistemas informatizados, baixando um modelo de recibo de pagamento, preenchendo um modelo online e imprimindo. A seguir, explicaremos algumas formas de como fazer recibo de pagamento!
 

1. Sites com recibo para preencher

Alguns sites oferecem recibos para preencher automaticamente. Esse é o caso do site Sem Multa. Para gerar seu recibo neste site, basta preencher todos os dados corretamente e clicar em "Gerar o Recibo". Feito isso, você deve conferir se todas as informações estão corretas e clicar em "Imprimir". Pronto, o documento estará feito.
 

2. Modelos prontos para imprimir

Na internet há vários modelos prontos para imprimir. Basta procurar no Google Imagens o modelo mais interessante para você. A partir de uma imagem, você pode imprimir seu recibo e preencher manualmente conforme suas necessidades. Nesse caso, o ideal é encontrar um modelo que tenha todos os itens necessários para sua comprovação fiscal.
 

3. Modelos para editar

Agora se você quer modelos prontos para editar em programas de edição de texto, você pode acessar o site Wonder.Legal Brasil. Lá você poderá editar seu recibo de forma online e no final convertê-lo em formato Word. Aí basta imprimir ou utilizar o editor de texto para aperfeiçoar o recibo.
 

4. Criando um recibo de pagamento

Você também pode criar seu comprovante totalmente do zero. Basta informar todos os dados corretamente e pronto! Veja a seguir como esses dados devem aparecer no recibo:

Eu, (nome), declaro ter recebido de (nome) a importância de R$ (valor), referente ao pagamento do (especifique se foi um produto ou serviço).

Nome: (nome do recebedor completo)
RG: (informe o número)
CPF: (informe o número)

(local), (data).
(assinatura)
(nome do recebedor)
 

mail Clique aqui e baixe um modelo de recibo de pagamento.


Viu só como é fácil? Você também pode contar com nosso sistema de gestão de empresas para auxiliar nos pagamentos e recebimentos.
Cadastre-se agora mesmo em menos de 1 minuto!

Experimente grátis

Veja os benefícios de ter um sistema eficiente para controlar sua empresa

Sistema de gestão para
pequenas e médias empresas

Video de apresentação - Sistema ERP Actana

Emita boletos e receba em sua conta PagBank!

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 15 dias gratuito para utilizar o sistema Actana ERP