16/02/2022 15:56:09

Como fazer controle financeiro na sua loja?


O departamento financeiro é fundamental para qualquer empresa, por isso, mostraremos como é possível realizar o controle financeiro para loja com um sistema simples e intuitivo, todos os empreendedores devem ter cuidado com o sistema financeiro de sua empresa, para mantê-la saudável e com as contas em dia.



 

Principais erros de finanças que prejudicam os lojistas



Além de não contar com um sistema seguro e prático, existem lojistas que acabam deixando os cálculos para depois, comprometendo com isso, o setor financeiro de sua empresa, na hora de cortar gastos saiba cortá-los corretamente, aprenda a dar prioridade ao que realmente é gasto ou investimento.
 
A falta de gerenciamento de estoque é um outro erro fatal para os lojistas, para minimizar este impacto você deve contar com um bom sistema e profissionais capacitados com experiência em logística, tenha diversas formas de atendimento para tornar a vida de seus clientes mais simples.
 
Lembre-se que, um bom atendimento ajuda a manter  vendas, ter um capital para investir na estrutura, caso seja necessário, procure auxílio de um coaching especializado em finanças para entender o que há de errado com a sua empresa.
 
Faça cursos de gestão que ajudem a entender com mais clareza como gerir uma empresa, aprenda a lidar com gestão de conflitos e de pessoas.

 

8 dicas de controle financeiro para loja que você deve aplicar no seu negócio!


Quando nos preocupamos com o departamento financeiro, podemos tranquilamente descobrir onde está tendo possíveis desperdícios, realizamos levantamento de custos, através desse tipo de controle, conseguimos minimizar custos em vários setores na empresa, veja como realizar este controle de maneira simples:
 

1º Tenha disciplina


Não basta somente ter um bom sistema, é necessário ter disciplina, para que seus objetivos possam ser atingidos você deve realizar um acompanhamento diário, alguns índices devem ser acompanhados de perto, por exemplo, faturamento, custos fixos, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.
 
O empresário de pequeno e médio porte deve ter os seguintes controles semanal e diária, além disso, é necessário que o MEI esteja em dia, assim, se houver flutuações é possível contornar a situação da melhor maneira possível, sem causar nenhum tipo de transtorno.
 
É importante ter cuidado, pois as PMEs acabam sendo bem mais frágeis do que as empresas de maior porte.
 

2º Aprenda a separar as contas


Ter contas separadas é extremamente necessário para manter a saúde financeira de sua empresa, para garantir um bom controle financeiro para loja, procure ter uma conta para pessoa jurídica, se a sua empresa é familiar, então este controle deverá ser ainda mais rígido.
 
As retiradas devem ter períodos e condições que devem ser obedecidas, converse abertamente com os seus sócios, para não afetar o patrimônio pessoal dos responsáveis pela empresa, nosso sistema está à disposição para ajudar no controle financeiro de sua empresa e mantê-la saudável.
 

3º Cumpra os prazos


Em alguns casos, poderá haver restrições de prazos, fique atento às datas de vencimento de suas contas, dessa forma, você consegue evitar o pagamento de juros e multa, além disso, os prazos ajudam a controlar o fluxo de caixa, procure estabelecer prioridades, de curto, médio e longo prazo.
 
Ter esse tipo de comportamento é fundamental para evitar contratempos, além de gastos de última hora que poderão ocorrer no varejo.
 

4º Aprenda a criar um orçamento anual


Para evitar a instabilidade em seu negócio, é necessário manter tudo calculado e controlado, através do orçamento, sua empresa poderá:
 
  • Adquirir um novo serviço;
  • Expandir um determinado setor;
  • Contratar pessoas e ferramentas.
 
Este é apenas o ponto inicial para quem quer ter um controle financeiro para loja eficiente, com a ajuda do orçamento a empresa também poderá estabelecer um valor limite para o investimento, assim, é possível garantir uma boa saúde financeira para a empresa.
 
Para evitar problemas, procure realizar uma reunião com os gestores da empresa, mantenha definido o foco para os investimentos, valores e objetivos da empresa.
 

5º Gerencie seus fornecedores


Um dos maiores erros do controle financeiro na sua loja, é a falta de gerenciar os fornecedores, a falta de fornecimento de peças e de acessórios poderá impactar com toda certeza o departamento financeiro da empresa.
 
Para manter um bom relacionamento e gestão, é necessário que você analise muito bem quem são os seus parceiros, evite empresas que entregam produtos com atrasos e má qualidade.
 

6º Aprenda a sempre negociar


A boa gestão das organizações requer boas negociações de pagamento, principalmente quando você está com uma dívida muito alta, aprenda a pedir ajustes de prazos, faça parcelamentos que estejam dentro de suas condições financeiras, observe os juros no contrato e evite abusos.
 
Para ajudá-lo neste processo, o setor financeiro de sua empresa deve fazer uma análise de todas as transações envolvidas, se houver necessidade, procure por fornecedores de qualidade e que tenham bom atendimento.
 

7º Estoque e movimentações financeiras


Se a sua loja está tendo problemas financeiros, provavelmente deve estar tendo problemas com estoque e movimentações financeiras, aprender a controlar o estoque é fundamental para quem deseja evitar desperdícios de custos.
 
É possível cortar custos apenas realizando uma reforma no espaço onde os produtos ficam armazenados, assim, o departamento de logística poderá controlar as datas de vencimento. Através de um bom estoque, você consegue garantir uma boa gestão do pedido de compra.
 

8º Adquira uma boa solução tecnológica


Para garantir o sucesso do controle financeiro na sua loja, é necessário contar com um software de gestão financeira completo, é aí que entra o Actana.