Como fazer prospecção de clientes para vender mais?

avatar
Bárbara Faria Redatora e Copywriting
Como fazer prospecção de clientes para vender mais?

prospecção de clientes está entre as principais atividades comerciais de uma empresa. Para boa parte dos profissionais de vendas, quando essa atividade é bem realizada, praticamente metade do processo de venda já está encaminhada.

O ato de prospectar lida com a possibilidade de abordar o público que já conhece a marca e o produto da empresa e ainda abordar outro tipo de público que ainda não conhece.
Dessa forma, uma abordagem positiva e a identificação de novas oportunidades são essenciais dentro do contexto de um plano de prospecção estruturado de uma forma qualitativa.
É fundamental que a empresa evite improvisar neste setor das vendas evitando também a geração de situações de atrasos, perdas e desvios de objetivos de negócios.

Antes mesmo do vendedor sair pelo mercado procurando potenciais clientes é importante que ele saiba organizar o processo e tenha um planejamento consolidado para as vendas.
Neste artigo apresentamos ótimas dicas de como prospectar clientes da melhor forma possível visando atrair o cliente certo e fixando o nome da marca e do produto na mente do cliente.

Na prática, o que é prospecção de clientes?

Trata-se de um processo que permite identificar potenciais clientes que estejam correspondidos com o perfil do cliente ideal para determinado tipo de negócio.
Esse processo possui diferentes fases dependendo do tipo de produto e serviço que é ofertado desde o contato inicial para realizar as vendas.

De todo modo, o principal objetivo é incentivar que os prospectos evoluam no funil de vendas até tomarem a decisão de compra e se tornarem clientes.
A venda sempre será o objetivo final, enquanto que o ato de prospectar está dedicado para a construção de um relacionamento com o cliente.

De forma inteligente, ao invés da equipe de vendas procurar por potenciais clientes, ela se dedica a oferecer soluções para problemas latentes existentes no dia a dia de um determinado grupo de pessoas que poderão ser convertidos em clientes.

Dicas para prospecção de clientes

A seguir apresentamos dicas valiosas que devem ser seguidas por vendedores iniciantes e mais experientes:

1 – Ofereça o produto para a pessoa certa

O primeiro passo incentiva oferecer o produto para quem realmente precisa, sempre será perda de tempo indicar produtos para quem não precisa deles.
Empurrar uma venda pode gerar esse tipo de resultado, o de oferecer um produto para quem não precisa dele de fato e que poderá arrastar uma objeção de vendas a médio e longo prazo que cansa o vendedor e aumentará os custos de vendas.

É importante que o vendedor perceba se o produto se alinha ao interesse do cliente, sendo indicado conversar com os desenvolvedores do produto e com o setor de marketing da marca para amadurecer esse tipo de esforço.

2 – Não confunda as tarefas

Prospectar faz parte dos esforços de vendas, mas prospectar não é sinônimo de vendas.
Ao realizar uma venda o profissional ou representante de vendas visita a empresa compradora ou o cliente potencial, mas nunca deve transformar essa primeira reunião em uma reunião de venda obrigatória.
O principal objetivo do primeiro encontro é a de construir uma primeira parte do relacionamento comercial entre o representante e o futuro potencial cliente.

3 – Solicite indicações dos clientes atuais

Os clientes atuais podem atrair mais clientes para a marca ou empresa, pois um cliente satisfeito e bem atendido poderá indicar os produtos e serviços para outros clientes.
Quando compreendemos o que é prospecção de clientes devemos ressaltar a qualidade do atendimento junto aos clientes atuais.

4 – Atualize seu portfólio

É fundamental ao profissional de vendas atualizar o portfólio de produtos sempre atualizado, principalmente, incluindo os novos produtos, promoções e inovações da marca.
Porém, não basta somente atualizar o catálogo de produtos, é necessário retomar os contatos, programar as visitas e ter material de reapresentação do portfólio também na versão digital para enviar via e-mail.

5 – Invista na mídia online

Além de enviar materiais de divulgação via e-mail, o profissional pode explorar redes sociais como Facebook e Linkedin para contatar interessados e apresentar seus produtos.
De todo modo, o conteúdo da mensagem precisa ser dinâmico e com uma linguagem envolvente, e procurando formar uma lista confiável com endereços de e-mails de potenciais clientes e contatos.

6 – Conceça o cliente

Focar no cliente é essencial e isso exige conhecer o cliente a partir de um planejamento. O vendedor deve pesquisar sobre o perfil do cliente, grupo de interesse de consumo e o perfil da empresa no caso de venda feita entre empresas.

7 – Participe de feiras e de convenções

Seja para o vendedor ou para a empresa é importante participar de feiras e de convenções como forma de posicionar a marca e os produtos da empresa para um público que está presente no evento, seja para direcionar o produto para consumidor pessoa física ou jurídica.
Também é indicado sempre participar de cursos e de feiras para atrair os clientes e aprender mais sobre o posicionamento do próprio produto no segmento de mercado.

8 – Faça ajustes

No processo de prospecção de clientes é sempre importante ajustar o planejamento e os processos de vendas como forma de adaptar a oferta do produto e o processo de abordagem em outra região geográfica ou em relação a outro perfil de comprador.

9 – Prepare um bom roteiro

O vendedor precisa saber o que vai dizer em relação ao seu produto perante o cliente potencial. Caso não saiba o que dizer, é importantíssimo conhecer bem o próprio produto, preparar um roteiro e uma oferta em casos de objeção.

10 – Defina objetivos

O vendedor precisa definir os principais objetivos de sua abordagem, podendo ser conhecer novos potenciais clientes, ajustar novas ofertas e a de abrir caminhos para novas vendas.

Conclusão

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais sobre prospecção de clientes que podem ser aplicadas em diferentes tipos de negócios e portes de empresas.

O ato de prospectar faz parte de um grande processo referente aos esforços de vendas e de posicionamento de vendas em diferentes tipos de mercados.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Máximo 1000 caracteres. Seja respeitoso e construtivo.
Buscar no Blog
Use aspas para busca exata: "termo exato"
Categorias
Como fazer prospecção de clientes para vender mais? - Blog Actana

Um resumo semanal para ajudá-lo com as últimas notícias, artigos e recursos

Equipe Actana

Equipe Actana

Especialistas em Gestão Empresarial

Nossa equipe é especializada em soluções de gestão empresarial, oferecendo expertise em ERP, automação de processos e transformação digital para empresas de todos os portes.