Saiba como criar uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu e-commerce paula, 3 de março de 20221 de julho de 2023 Cada vez mais, com o uso da internet, o e-commerce é uma realidade e, para se manter competitivo nesse meio, aplicar estratégia de marketing digital é crucial. O ato de localizar uma loja no ambiente virtual e de realizar compras online é uma ação comum na vida de milhares de brasileiros. Diante disso, com o crescimento do e-commerce e da venda de produtos e serviços online, é essencial que as empresas tracem uma estratégia de marketing digital, com objetivo de obter um diferencial no mercado. Por isso, neste artigo você irá conferir como criar uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu e-commerce. Primeiros passos Antes de criar uma estratégia de marketing, seja no ambiente digital ou para loja física, é importante que a empresa consiga alinhar os seguintes elementos: Quais são os valores da sua empresa? Qual é a missão da empresa? O que sua empresa oferecerá ao público? Quem é o público-alvo? Quais são os diferenciais que sua empresa possui? Esses elementos são importantes para estabelecer uma identidade corporativa e, consequentemente, uma identidade visual, alinhada aos seus objetivos, valores, ideias e principalmente, e ao público-alvo, atraindo leads mais qualificados e segmentados, que se identificam com as propostas da marca. A partir da definição do público, sua empresa pode definir um personagem fictício, que é uma persona que representará os clientes. Depois desses primeiros passos, que auxiliam na delimitação do negócio e de estratégias que favorecem a divulgação da marca, existem outras ações dentro do marketing digital que são importantes e devem ser implementadas para alcançar novos públicos. A atração do cliente Quando falamos sobre o termo inbound marketing, estamos nos referindo a uma estratégia direcionada para atrair e fidelizar o cliente, geralmente realizada por meio da criação de conteúdos. Um dos grandes desafios para as empresas que querem se consolidar no mercado e crescer economicamente é atingir o público e fidelizar o comprador para próximas experiências em seu negócio. Diante disso, o marketing voltado para a atração e nutrição é utilizado para pensar em estratégias para encontrar potenciais clientes e retê-los de modo a consumirem com a marca. Essas medidas podem ser pensadas a partir das particularidades da empresa e dos clientes, o que pode ser refletido em ações como: Publicação de conteúdo em blog ou site; Publicação de material em redes sociais; Envio de email-marketing; Uso de chatbots para interagir com o cliente; Geração de landing page. Diante de todas essas opções, a equipe de marketing digital realiza uma análise para verificar qual é a melhor ação para a empresa, ou conforme a evolução do lead na jornada de compra. O uso do Marketing de Conteúdo Uma das técnicas do marketing digital é o marketing de conteúdo. Para atrair o cliente no e-commerce, é preciso chamar sua atenção, ser convincente e entender o processo de jornada de compra do consumidor. Assim, é possível escrever um email para um lead (cliente em potencial) sobre um assunto do seu interesse e relevância, assim como escrever uma manchete ou chamada já incentivando o processo de compra, conforme o estágio do funil. Com isso, o conteúdo presente no marketing de conteúdo pode variar desde a escrita de um email, um e-book, a gravação de um vídeo, produção de uma arte para redes sociais, dentre outros materiais e produtos, trazendo maior ou menor profundidade, alinhado às estratégias da marca e estágio de compra. Além de ter um texto direcionado para a linguagem do público-alvo, o marketing de conteúdo também trabalha com as estratégias de SEO (conhecido como mecanismo de otimização voltado para os buscadores, com base na escolha de palavras-chaves). Seja qual for esse material, é importante que ele seja com planejamento em relação à publicação, periodicidade e os canais que serão escolhidos para que essa ação seja feita com qualidade. A realização de campanhas patrocinadas Para que seu e-commerce tenha sucesso e seja reconhecido no mercado, é essencial que sua empresa assuma a presença nas redes sociais. Inclusive, as redes sociais podem ser usadas como plataformas para direcionamento para os canais oficiais, como disponibilizar links para o site da venda de produtos ou serviços da sua empresa. Como as pessoas estão expostas a milhares de marcas e serviços, sua empresa precisa ter um destaque e isso é possível por meio de campanhas patrocinadas nas redes sociais, como o Instagram, Twitter Ads, Facebook e Linkedin. O processo de criação do anúncio parte de um planejamento prévio de comunicação, assim como toda a campanha de marketing, e deve considerar o orçamento e objetivo. De modo geral, nas campanhas a empresa precisa alinhar pontos como: Duração da campanha; Objetivos (aumentar vendas, autoridade da marca, ligações); Orçamento diário; Palavras-chaves; Público visado; Região alcançada. Esses são alguns pontos que precisam ser alinhados com o objetivo de conseguir alcançar a audiência correta, otimizando os resultados e possibilitando a posterior mensuração dos resultados. É importante ressaltar que o anúncio em redes sociais é uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade da empresa e promover vendas, sendo uma parte importante de um composto midiático e ações de marketing, junto as ações orgânicas de conteúdos segmentados. Marketing