Como emitir nota fiscal em Ribeirão Pires/SP

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. Com sistema Actana ERP você emiti nota fiscal de serviço para seu municipio de Ribeirão Pires em SP.

Como emitir nota fiscal em Ribeirão Pires/SP


A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe), conhecida também como NFS-e é um documento fiscal digital e tem a sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, utilizando um certificado digital modelo A1. É emitido e armazenado eletronicamente pela prefeitura de Ribeirão Pires, possui o objetivo de registrar as operações relacionadas à prestação de serviços dentro do municipio.


Cadastre-se e siga os passos para emitir sua NFSe

O modelo eletrônico NFS-e substitui a necessidade de emissão das tradicionais notas fiscais impressas que é de total responsabilidade dos prestadores de serviços. O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo de competência dos municípios e incide sobre a prestação de serviço de qualquer segmento.


Quem deve emitir nota fiscal de serviço - NFSe ?

Toda empresa, simples nacional, MEI (microempreendedor individual) ou autônomo que presta algum serviço deve emitir a nota fiscal de serviço, desde que o cliente seja pessoa jurídica.

A emissão da NFS-e faz com que você contribuinte mantenha atualizado com o recolhimento de tributos por parte do governo. O MEI não é obrigado a emitir nota fiscal de serviço desde que o serviço prestado seja para pessoa fisíca. É obrigatória especialmente quando o serviço prestado é para pessoa jurídica.


Como emitir a nota fiscal de serviços ?

Para você emitir sua NFSe é necessário primeiramente você ter acesso ao sistema da sua prefeitura geralmente formado por login e senha. Logo abaixo neste artigo você encontra os passos para emitir sua NFSe. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte do Actana que teremos prazer em te orientar.

Enquanto você adquiri seu certificado digital, será necessário solicitar autorização na sua prefeitura para emitir nota fiscal. Deixamos abaixo alguns dados da sua prefeitura para facilitar. O sistema Actana é integrado com sua prefeitura para emissão, assim você conseguirá realizar suas vendas integradas com suas notas. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte do Actana que teremos prazer em te orientar.


O Actana ERP é um sistema de gestão para pequenas empresas integrado com seu município de Ribeirão Pires para emitir nota fiscal de serviço (NFSE). Faça seu cadastro gratuitamente ou entre em contato conosco.

Emissor de nota fiscal em Ribeirão Pires
Ribeirão Pires é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, integrando um grupo de municípios conhecidos como Região do Grande ABC, na Zona Sudeste da Grande São Paulo, em conformidade com a Lei Estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011[7] e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI)[8]. A população estimada em 2020 era de 124.159 habitantes e a área é de 99 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1254,13 hab/km². O município é formado pela sede e pelos distritos de Jardim Santa Luzia e Ouro Fino Paulista[9][10].

Seus municípios limítrofes são Suzano (a nordeste), Rio Grande da Serra (a sudeste e sul), Santo André (a sudoeste) e Mauá (a noroeste). Tornou-se município em 30 de dezembro de 1953[11], quando foi desmembrada de Santo André. Sua data oficial de emancipação político-administrativa foi instituída em 1º de janeiro de 1954 pela Lei Municipal 2.463/1983[12], sendo comemorado o seu aniversário no dia 19 de março, em homenagem a São José, Padroeiro da Cidade.

Passos para emitir sua NFSe em Ribeirão Pires

O Actana é integrado com vários municipios brasileiros para emitir nota fiscal de serviço de forma integrado com suas vendas, ordens de serviços e financeiro. Veja abaixo os passos necessários para emitir sua NFS nota fiscal de serviço:

  • 1. Você precisa ser formalizado, ou seja, possuir empresa registrada com CNPJ. Ou precisa ser MEI, micro-empreendedor individual, com CNPJ ativo.
  • 2. É necessário solicitar acesso ao portal ou sistema da sua prefeitura por meio de uma senha web. Alguns municípios talvez necessitam de um certificado digital modelo A1. No Brasil temos mais de 5.000 municípios, e cada município pode ser de uma forma. Alguns municípios é necessário ir até a prefeitura, outros pode ser feito via web. Se for o caso, sugerimos você entrar em contato com sua prefeitura por telefone ou pelo site para saber qual se aplica ao seu municipio.
  • 3. Com nosso sistema de gestão Actana você consegue emitir suas notas fiscais de serviço, de forma integrada com suas vendas, ordens de serviços e financeiro. Para isso crie sua conta em actana.com.br/cadastro
  • 4. Após o login basta configurar seus dados no "Assistente de configuração de NFSe". Aqui você seguirá os passos para preencher todos os dados necessários para emissão.
  • 5. Qualquer dúvida entre em contato com nosso Suporte Técnico via chat.
Cadastre-se agora mesmo em menos de 1 minuto!

Experimente grátis

Dúvidas frequentes sobre a emissão de nota fiscal de serviço NFSe


O documento da nota fiscal de serviço eletrônica tem o objetivo de formalizar e comprovar as operações de prestação de serviço dentro do seu municipio, podendo ser emitida pelo portal disponibilizado pela própria prefeitura municipal ou outro emissor terceiro como por exemplo um sistema de gestão para empresas que geralmente permitem essa integração.
O cálculo de impostos de qualquer tipo de nota fiscal deve ser feito com base no regime tributário de sua empresa, que no caso de ser Simples Nacional, terá como base uma alíquota, diferente de outros casos.
A única parte e situação em que dispensa a emissão da nota fiscal de serviço (NFS) é quando envolve a relação comercial entre o Micro-empreendedor Individual (MEI) ou pessoa fisíca. Em todos os outros casos, a emissão da nota fiscal é obrigatória.
A versão eletrônica da NFS é feita em XML. Esse formato de arquivo geralmente é utilizado por quase todas as prefeituras no Brasil. Quando alum serviço é realizado, o cliente, na maioria das vezes, recebe a nota fiscal nesse formato e o arquivo pode ser convertido em PDF.
A AIDF é uma "Autorização para Impressão de Documentos Fiscais", também considerada documento fiscal nos termos da legislação, fornecida pela prefeitura ou pela empresa responsável pela emissão da NFSe. Geralmente essa autorização é fornecido pelo próprio portal da prefeitura. No qual o próprio usuário (contribuinte) pode fazer a solicitação de AIDF.
O RPS é o Recibo Provisório de Serviços. É documento autorizado pelo Fisco e fornecido pelo contribuinte ao tomador do serviço contendo os dados de uma prestação de serviços que devem ser transmitdos para sua prefeitura.

Assine agora mesmo e comece a gerenciar sua empresa de verdade!