19/12/2019 14:24:01

As melhores dicas para vender no Instagram. Atualizado 2020

 
O Instagram é hoje uma das principais ferramentas para o e-commerce. Segundo uma pesquisa de Locowise, 75% dos usuários do aplicativo Instagram já adquiriram algo através de uma publicação, seja no site da empresa ou por telefone. Mas foi através do Instagram que o cliente foi incentivado.
Este aplicativo está cada vez mais com mais e mais ferramentas de vendas, para ajudar os comerciantes.
Se você deseja alavancar suas vendas através desta poderosa ferramenta de mídia social, conheça a seguir algumas dicas especiais para te ajudar neste processo. Confira!
 
 

PERFIL COMERCIAL

Para que você coloque seu e-commerce para funcionar na rede, é importante que você realize uma conta no Instagram como um perfil de caráter comercial. Fazendo este perfil, você fica apto a estar utilizando ferramentas voltadas a parte de comercialização, métricas, análise de dados, link nos stories e marketing impulsionado.
 

BIO, BIOGRAFIA OU DESCRIÇÃO

A BIO é responsável por passar ao seu cliente o que o seu negócio faz, por isso é importante que a frase ali descrita seja bem elaborada, fazendo com que ele já tenha a resposta se você é a empresa que ele precisa.
Já na descrição do seu negócio, deve ser escrita de forma interativa e inteligente, de modo a cativar o seu cliente a fazê-lo entrar no link de seu site ou página.
Na BIO é o único lugar possível no perfil do Instagram que é possível inserir links clicáveis.
A foto de perfil que você irá inserir também deve ser relacionado ao seu perfil e-commerce. Pode ser um logo da empresa ou, caso você ainda não tenha, pode sua própria foto, mas tirada de maneira profissional.
Uma outra dica é adicionar nas suas postagens o call-to-action (CTA). Esta ferramenta permite que você chame as pessoas para clicarem na sua BIO através das publicações.
 

INSTAGRAM SHOPPING: CRIE SUA LOJINHA

Este é um dos mais novos recursos do Instagram. Esta ferramenta ajuda muito as pessoas que possuem negócios através de lojas. Nada melhor do que uma loja virtual em que seu cliente não precisa ser redirecionado para outra página e consegue criar seu carrinho de compras e finalizar a compra ali mesmo.

OFEREÇA CONTEÚDOS PODEROSOS PARA SEU PÚBLICO

Aposte no diferente. Se você quer que o seu e-commerce tenha sucesso, seja diferente dos outros. Lembre-se que você está dentro de uma rede social. Produza conteúdos de leitura rápida, conquistando a curiosidade do cliente pela imagem.
Faça postagens regulamente, tendo em mente que “quem não é visto, não é lembrado”. Vídeos curtos e imagens esclarecedoras de dúvidas sobre seu público também são conteúdos relevantes. Para isso, utilize nas legendas ou nas mensagens o call-to-action.
Para otimização de tempo e organização de conteúdo, aposte em aplicativos que realizam postagens agendadas.
 
Vídeo
Se você gosta de vídeos, aposte em posta-los no seu Instagram com regularidade. Invista em vídeos de no máximo 60 segundos (máximo que o Instagram permite), como se trata de uma rede social, as pessoas ficam rolando e não tem muito tempo dedicado para vídeos e postagens longas. Por isso seja claro e objetivo e ao mesmo tempo conquiste a curiosidade de seu cliente.
 
Live
Para utilizar esta ferramenta você deverá saber se envolver com seus espectadores. Uma boa live consegue trazer bastante resultados nas redes sociais em estratégias de vendas. Sempre que você inicia uma live, o Instagram, automaticamente, envia um alerta aos seguidores da sua página para que elas acessem a sua live e interajam em tempo real com você.
Uma boa opção, é utilizar a live para anunciar novos produtos ou serviços.
 

ABUSE DO STORIES PARA VENDER

Uma ferramenta disponível no aplicativo Instagram desde 2017, que visa deixar algo armazenado e disponível para visualização em um período de 24h, o stories é uma das ferramentas mais utilizadas pelos comerciantes.
Segundo uma pesquisa do O Globo, cerca de 3 a 15% das vendas de e-commerce são ocasionadas por visualizações nos stories seguidos de acesso a página com a disponibilização do produto par compra.
 

Técnica de sorteio

Esta técnica é muito utilizada por empresas de e-commerce que necessitam aumentar o número de tráfego no Instagram. É de grande valia você também aproveitar a divulgação de seus produtos e vende-los o mais rápido possível. Utilize a técnica de venda da escassez.
 

Não empilhe stories

É importante não encher seu Instagram de stories. As pessoas tendem a visualizar apenas os 4 primeiros stories e pular o restante. Então se você colocar algo importante que você queira que vendar por último, você não terá sucesso de visualização.
Deixe os posts que tenham mais importância na frente e não poste nada muito longo.
 

MENSAGEM POR DIRECT

É um modo de conversa direta e particular com seu cliente. Através do direct, você também pode estar realizando o envio de links para pagamento.
 

HASHTAGS

Aqui está o ponto mais difícil na hora da divulgação e comércio pelo Instagram. A hashtags é uma das mais poderosas ferramentas do Instagram, permitindo que os clientes realizem seus filtros de busca através das palavras contidas nas hashtags.
As hashtags também são as responsáveis por você conseguir aumentar o seu nível de seguidores para sua página no Instagram. Faça um estudo para saber quais são as palavras com hashtags mais utilizadas de acordo com seu ramo de e-commerce.    Estudos dizem que o ideal é realizar de 3 a 5 hashtags por postagem.
 

OFERTAS, CUPONS E DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA SEGUIDORES

Crie posts com descontos e ofertas especiais para os seus seguidores. A ideia de brindes e bônus em compras a partir de links disponíveis em stories também pode ser uma boa alternativa. Com esta técnica você pode tanto gerar mais vendas como atingir um publico maior de seguidores e leads.
 

FAÇA PARCERIAS COM INFLUENCIADORES

Com a população deixando de acreditar em publicidades tradicionais, chega a hora de mudar a estratégia de marketing. Use e abuse de parcerias com influenciadores.
Hoje em dia há pessoas especializadas em marketing de influência. Essas pessoas são responsáveis por formações de opiniões de nicho. Muitas dessas pessoas criadoras de credibilidade de marcas e e-commerce são os youtubers e os instagramers.
 

INSTAGRAM ADS

Esta ferramenta do Instagram permite que você realize anúncios patrocinados no formato de vídeos, fotos e carrossel.
O Instagram Ads, assim como Google Ads ou Facebook Ads são ferramentas de estratégia de vendas, fazem com que os anúncios sejam impulsionados de forma a ganhar visibilidade facilmente.
 

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE REDES

Só quem administra páginas de redes sociais para saber o trabalho que é. Para facilitar e otimizar tempo com este serviço, foram criadas ferramentas de gestão de rede, inclusive para o Instagram.
Hoje já temos no mercado ferramentas gratuitas, como Buffer que permite a gestão de até 3 contas. Uma ótima notícia, é que o sistema de gestão do Facebook foi integrado ao do Instagram, permitindo que o usuário realize tudo em um só lugar.