10/02/2022 15:56:09

Como escolher um software para sua loja?


Um bom software para loja é essencial para garantir o sucesso de seu faturamento, além disso, seu estoque estará sempre em dia. Mostraremos a seguir, como escolher um software de maneira correta, e evitar uso de ferramentas que só trazem prejuízos, confira!
 

 

Como escolher um software para loja!


Para que uma loja possa dar lucros, é importante que a mesma tenha um bom sistema ERP, apresentaremos abaixo, quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher seu sistema.
 

1º Os objetivos de seu negócio devem estar definidos 


As empresas possuem objetivos estratégicos, que poderão ser: controle de contas a pagar, diminuição de custos operacionais, conseguir emitir notas e boletos, ter um bom controle de estoque, esses são apenas alguns exemplos que fazem parte do dia a dia das empresas.
 
Um sistema de gestão completo, deve garantir que estes objetivos possam ser alcançados, evitando com isso, prejuízos para as empresas, antes de realizar a implantação de um sistema como este, é necessário realizar as seguintes etapas abaixo:
 
  • fazer definição de processos;
  • migração de dados;
  • treinamento de colaboradores.
 
Na hora de contratar uma empresa de software para loja, é fundamental ter as metas estabelecidas, para que os processos possam ser mais simples. Nós da Actana Software de Gestão podemos ajudá-lo em todas as etapas, contamos com uma equipe de suporte qualificada e com experiência na área de atuação.
 

2º Tenha uma lista de funcionalidades que deseja utilizar


A lista de funcionalidades é um dos requisitos para a escolha de um bom sistema ERP, um sistema moderno deve possibilitar a integração de áreas distintas de sua empresa, um ERP que acompanha as tendências de mercado, deve ter as seguintes funcionalidades abaixo:
 
Cadastros - é possível realizar o cadastro de produtos, clientes, fornecedores e vendedores, imprima relatórios, há um total controle de seus negócios com apenas alguns cliques.
 
Controle financeiro -  os gerentes poderão realizar o controle de pagamentos, gere relatórios, balancete de entrada e saída por período de relatório, para garantir que os seus recebimentos estejam em dia.
 
Nota fiscal -  há possibilidade de consultar os dados cadastrais, além de emitir notas importantes como: NF-e NFS-e e NFC-e, as notas fiscais são fundamentais para qualquer loja, sua sonegação poderá resultar em multas e demais penalizações.
 
Vendas - nesta etapa podemos acrescentar tudo o que é necessário para a área de vendas, por exemplo,  propostas comerciais, gerar boletos e relatórios de vendas por clientes, produtos e vendedores!
 
Estoque -  através dessa aba, é possível realizar o controle de estoque, gerenciar produtos e além de solicitar pedidos de compras.
 
Gestão de Boletos - fazer este gerenciamento pode garantir a saúde financeira de sua empresa, fique atento aos boletos que vão vencer e também aos que poderão cair na sua conta.
 

3º Confira a tecnologia que é utilizada


Cada empresa utiliza uma tecnologia diferente para o desenvolvimento do sistema, um bom sistema de gestão online, deve continuar funcionando mesmo quando há falta de conexão com a internet, para evitar prejuízos, é importante testar o sistema e verificar se o suporte é realmente qualificado.
 
Após o restabelecimento da internet, basta apenas sincronizar novamente as informações, as informações estarão protegidas em servidores baseados na computação em nuvem, seguindo o que determina a LGPD.
 

4º Faça um teste grátis


Uma empresa responsável, deverá autorizar pelo menos um período de 30 dias, para que os clientes possam baixar o sistema e fazer um teste sem compromisso, em alguns casos, podemos fazer o teste online o que já permite conhecer algumas funcionalidades.
 
Quando você experimentar um sistema, já é possível saber se este irá atender às necessidades de sua empresa, então não tenha medo de fazer o cadastro e começar a utilizar os módulos básicos.
 

5º Procure por referências


As referências são as melhores opções para saber se uma empresa ou produto realmente é confiável, peça opiniões de amigos, outros clientes que já usam o produto ou serviço, verifique cases de sucesso na página da empresa, etc.
 
Através das referências, já é possível descobrir se a empresa tem capacidade para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, análise o site do fornecedor, verifique se as informações estão corretas, no site também descobrimos se a empresa está em dia com a LGPD e se possui certificações.
 
Consultar informações na internet também é uma forma de evitar golpes, não deixe de conferir informações no Reclame Aqui e no Procon.
 

6º Treinamento dos usuários


Para que o software para loja possa ter sucesso em sua empresa, é necessário que todos os funcionários saibam mexer no sistema, é importante verificar se a empresa possui documentação online para consulta futura, algumas empresas disponibilizam um atendimento 24 horas.
 
Descubra como é o procedimento de treinamento e desenvolvimento para os funcionários, converse com a equipe de treinamento da empresa que você tem interesse em contratar, peça para que eles mostrem uma aula de treinamento em outras empresas.
 
Dessa forma, você poderá avaliar como é a sua didática e comportamento na hora de ensinar.
 

7º Suporte e atendimento 

Verifique quais são os problemas que mais poderão ocorrer no sistema, é necessário saber que todo sistema poderá apresentar bugs e falhas, por isso, ter um bom suporte e atendimento é fundamental, ter um ótimo ERP funcionando em escala de 7/24/365 é apenas o começo para garantir a sustentabilidade das operações.






 
A Actana ajuda os departamentos de finanças e vendas, através de um sistema 100% seguro e que está em conformidade com a computação em nuvem e com a LGPD. Proporcionamos benefícios como: redução de custos com processos, otimização de tempo, sistema simples e fácil de utilizar.
 
Trabalhamos com lojas para todos os segmentos do varejo, nossa missão é simplificar o seu atendimento mantendo assim, o financeiro de sua empresa ainda mais saudável. Temos um suporte completo, para ajudá-lo a utilizar nosso sistema tranquilamente.
 

Teste o nosso sistema gratuitamente!



Agora que você aprendeu a escolher um bom software para sua loja, confira todas as funcionalidades do Actana e descubra como gerenciar seu negócio de uma maneira simples e descomplicada.
 
Portanto, não perca mais tempo e dinheiro ... teste já o Actana totalmente gratuito!