Como gerenciar uma oficina mecânica? paula, 13 de julho de 20211 de julho de 2023 O sistema para gerenciar uma oficina mecânica gera grandes vantagens competitivas neste segmento de mercado. Sabemos que esse tipo de empresa não precisa ser desorganizada para atender os seus clientes potenciais da melhor forma possível. As empresas que oferecem serviços de manutenção e conserto automotivo prezam pela organização, foco no cliente e no melhor ambiente para atendimento. O processo de gestão também precisa de uma atenção especial para controle de receitas, contas e custos da empresa como um todo. Neste artigo destacamos os principais tópicos a respeito desse tema com dicas preciosas. Como um sistema de gestão pode ajudar a gerenciar sua oficina Ao inserir o sistema para gerenciamento de uma empresa do setor de mecânica automotiva, temos atividades profissionalizadas para melhorar a organização, a gestão financeira, automação, treinar os funcionários e escolher melhor os fornecedores. Essas questões são essenciais para a maioria dos negócios crescerem no mercado. É muito importante para o empreendedor saber administrar o negócio neste segmento de mercado gerando importante diferencial em relação a concorrência a partir da organização. 8 detalhes importantes para gerenciar uma oficina mecânica A seguir apresentamos cinco dicas fundamentais para melhorar o planejamento da sua oficina: 1 – Atenção com as finanças Em qualquer tipo de negócio, é importante focar na capacidade de geração de receita e de lucro. A área financeira é uma das áreas que mais preocupa os empreendedores, principalmente, de um negócio iniciante. É fundamental investir em conhecimentos, práticas e um bom software para gestão financeira para oficinas mecânicas como o Actana ERP, dentre seus principais benefícios, especificamos: Controle de fluxo – O controle de entrada e saída de dinheiro que acontece diariamente não deve acumular trabalho sendo realizado diariamente para evitar incoerências. Faturamento – O faturamento deve ser acompanhado constantemente para identificação de elevações ou quedas de recebimentos. Custos fixos – É necessário realizar o controle de custos fixos visando a redução de despesas. Política administrativa – É fundamental que o empreendedor não misture as contas pessoais com as contas da empresa. Mesmo que o empreendedor seja o único dono da empresa, é essencial não misturar as contas. Planejamento financeiro – É importante que os empreendedores e seus sócios analisem a situação atual do negócio e possam fazer uma projeção de vendas e investimentos a longo prazo. Sistema de gestão – Além de utilizar planilhas e gráficos, é aconselhável instalar um software de gestão online com acesso nas nuvens para organizar de modo profissional todos os históricos, compromissos financeiros e atividades a serem executadas. 2 – Fidelize o seu cliente Outro passo importante para aprofundar o sistema para gerenciar uma oficina mecânica, é aplicar ações para fidelizar o cliente. A empresa pode desenvolver um atendimento de excelência para o cliente garantindo o retorno dele. 3 – Compreenda o mercado Sabemos que os automóveis necessitam de serviços de manutenção de forma regular, é uma demanda praticamente permanente gerada por proprietários de veículos e motoristas que precisam consertar ou revisar seus automóveis. É indicado compreender o mercado a partir das necessidades de cada perfil de cliente. Quando o cliente se sentir seguro com o serviço oferecido por uma determinada mecânica, com certeza ele irá retornar e vai indicar a mecânica para seus amigos e conhecidos. Neste mercado, o automóvel não é igual à roupa que pode ser trocada a qualquer momento. Quando o proprietário de um automóvel encontra um bom mecânico de confiança ele não vai querer trocar de mecânica. 4 – Atraia mais clientes A empresa que atua neste setor pode investir em ações para atrair e fidelizar mais clientes. A mecânica pode oferecer garantia por tempo de quilômetros rodados, oferecer combo de reparos e selo de qualidade. Como falamos anteriormente, o boca a boca (indicação entre clientes) é a melhor propaganda para a empresa, mesmo que ela invista em divulgação paga, a indicação de um cliente para outro é fundamental. 5 – Invista nos funcionários Numa visão essencial, investir em funcionários significa reduzir a taxa de rotatividade dos funcionários. O ritmo de contratação constante enfraquece a força de uma equipe, ainda mais quando queremos reforçar o sistema para gerenciar uma oficina mecânica. É indicado o estabelecimento de confiança entre os membros da equipe e consistência na segurança do trabalho de cada tipo de profissional. Esses fatores são difíceis de serem alcançados quando há uma alta rotatividade de funcionários na empresa, expondo a corporação a profissionais menos experientes. Sendo assim, reduzir a taxa de rotatividade é essencial, sendo importante tratar bem os colaboradores e oferecer benefícios junto com bons salários. 6 – Adote tabela de preços justa Os valores a serem cobrados pelos serviços não podem ser baixos demais e nem elevados, é importante conhecer a média de mercado para atrair mais clientes mantendo o nível de receita previsível para a empresa. Quando a mecânica cobra muito abaixo do mercado, na percepção do cliente potencial existe a desconfiança da mecânica ser muito barata e de baixa qualidade. Quando os preços são muito baixos, pode criar uma impressão negativa em relação à qualidade dos serviços da empresa. 7 – Tecnologia É importante investir em tecnologia para adotar uma gestão profissional na empresa. ?A mecânica precisa aposentar de vez o antigo bloco de papel para realizar tarefas como controle de caixa, atendimento ao cliente e organização do estoque de peças. Uma boa dica é instalar aplicativos e softwares para realização de gestão administrativa e contábil de forma profissional. Geralmente, são programas automatizados, que utilizam servidores nas nuvens e podem ser acessados a partir de qualquer equipamento. Os aplicativos oferecem lembretes de contas a pagar, dados sobre recebimentos, elaboração de planejamento financeiro e até mesmo fechamento de fluxo de caixa. 8 – A automação Ao investir em tecnologia de atendimento e administração, a empresa estará caminhando para inserir a tecnologia da automação de dados. Saber contratar um programa ou software que cadastre clientes, emite nota fiscal e ajuda no dia a dia administrativo ajudará bastante no sucesso da empresa. Essa iniciativa tecnológica de dados ajudará também a construir um melhor relacionamento com o cliente, podendo ainda oferecer produtos de qualidade com preços mais acessíveis dentro da média de mercado. Conclusão Se você tem uma oficina mecânica e enfrenta problemas de gestão, experimente o ACTANA, o melhor sistema para gerenciar uma oficina mecânica, ele possui todas as funcionalidades fundamentais para manter o seu negócio equilibrado e saudável em nível de gestão. Faça um teste agora mesmo, você vai se surpreender! Gestão e Negócios oficina mecânica