15/03/2022 16:57:29

Endereço fiscal: o que é? E quais suas vantagens?


O que é endereço fiscal? Refere-se a um ponto de identificação que ajuda as empresas a reduzir burocracias, custos e demais gastos com processos de regularização do negócio.



É uma solução útil e bastante versátil que é indicada para o empreendedor que pretender abrir um negócio de prestação de serviços com maior segurança e custo reduzido.
Esse procedimento oferece grandes vantagens, e vamos aprofundar mais sobre esse assunto neste artigo.
 

O que é endereço fiscal?


Se refere a uma referência que utiliza um endereço válido para registrar a empresa, sem indicar ou usar o endereço atual da empresa.
Sendo assim, é um procedimento legal dedicado para orientar empresas prestadoras de serviço, usando um tipo de endereço válido para viabilizar a abertura da empresa, sendo conhecido também como serviço de domicílio fiscal.

Na prática, a empresa não precisa de modo obrigatório alugar um ponto comercial ou sala comercial para registro da empresa.
Pois, geralmente, ao abrir uma empresa o empreendedor precisa comprovar a existência da empresa perante os órgãos públicos e comprovar endereço de instalação do negócio.

Porém, para reduzir os custos é possível utilizar um endereço fiscal para reduzir custos e usar desse modo o domicílio fiscal.
Registrar uma empresa com domicílio fiscal ajuda a superar o desafio da abertura do negócio e reduzir a burocracia como um todo.
 

Como conseguir um endereço fiscal?


O domicílio fiscal pode ser obtido utilizando um endereço sob autorização do proprietário para registro da empresa ou via contratado de uma empresa especializada nesse serviço.
Para utilizar um endereço de forma independente, caso o empreendedor more de aluguel não são todos os casos que o proprietário autorize usar o imóvel para a abertura da empresa, mas ao alugar uma sala comercial o contrato de locação permite.
Porém, ao decidir utilizar um espaço coworking, o empreendedor contará com um endereço fixo que passará credibilidade pagando um valor mensal.
 

Endereço fiscal vs comercial


Ao analisar as diferenças de usar um endereço fiscal e o comercial, é o fato do comercial ser usado para somente registrar a empresa, pois o endereço comercial e fiscal da empresa coincidem.
Ao utilizar a modalidade coworking, a situação é mais distinta, pois o empreendedor pode utilizar as estruturas do coworking incluindo o endereço e ainda poder trabalhar em locais não fixados.
 

Vantagens para seu negócio


Dentre as principais vantagens de utilizar endereço fiscal podemos citar:
 

1 – Regularização do negócio


É importantíssimo ter um endereço para poder registrar o negócio e tirar o CNPJ da empresa, realizar o cadastro na Junta Comercial e manter a empresa regularizada.
Ao obter um endereço fiscal é possível facilitar todo o processo garantindo informações seguras para a regularização da empresa.
 

2 – Redução da burocracia


Geralmente, alugar um imóvel comercial pode gerar muitos transtornos e burocracia. Ao usar o domicílio fiscal é possível acelerar os processos e manter a regularização do negócio.
 

3 – Redução de custos?


Ao utilizar o domicílio fiscal o empreendedor consegue reduzir custos, lembrando que o aluguel de um ponto comercial costuma ser mais caro incluindo aluguel e outros custos como pagamento do ponto e outras taxas.
O coworking, por exemplo, é um escritório que permite que várias pessoas possam trabalhar compartilhando salas ou ambientes amplos de trabalho, compartilhando ramais de telefone, linhas de internet e o endereço de contato.
 

4 - Mais visibilidade


Ao saber o que é endereço fiscal, o empreendedor também passa a reconhecer os processos de facilitação para abrir e manter o seu negócio. Para uma empresa ser legal, precisa ter endereço fixo e registro de CNPJ.

Ao assinar serviços que inclui endereço fiscal permite ao empreendedor ter mais respaldo, visibilidade, redução de despesas fixas, baixo custo, comprovação de residência ou local de trabalho e o de divulgar o endereço no contrato social.
Geralmente, a receita federal ou estadual sempre exige o registro completo com todos os dados, principalmente, para a divulgação da empresa.
 

5 - Agiliza os processos


O empreendedor pode usar o endereço para viabilizar o registro e funcionamento da empresa no dia a dia. Imagine uma pessoa que mora de aluguel, trabalha em casa ou divide apartamento com terceiros e não pode usar o seu endereço comum para abrir o seu negócio?
Ao contatar uma empresa que oferece o serviço de domicílio fiscal para o autônomo ou empresa é possível realizar todos os registros e viabilizar as atuações de modo autorizado.
 

6 - É Bom para o mercado


Ao saber o que é endereço fiscal, o empreendedor compreende a importância de reduzir as burocracias e de manter a sua empresa fortalecida para crescer no mercado e gerar negócios escalonáveis.







O empreendedor também mantém o negócio em perfeito funcionamento, e garante sempre a regularização da empresa.
Ao saber o que é endereço fiscal, o empreendedor pode contratar esse serviço através de um coworking, portal de serviços para empreendedores e através de serviços de escritórios virtuais.
 

Conclusão


Portanto, o empreendedor deve procurar saber como registrar o seu endereço fiscal para de fato ter um negócio legalizado e bem orientado.
O grande foco é ter transparência, gerar economia e fazer um planejamento que de fato cabe no bolso.
Em tempos de digitalização de negócios e de automação de processos, novos negócios buscam por formas que ajudem a reduzir burocracias, custos e demais comprometimentos para o novo empreendimento.

Atualmente, as pessoas que buscam trabalhar em casa e precisam formalizar o negócio encontram nessa solução a possibilidade de legalizar todo o negócio.
Neste artigo explicamos o que é endereço fiscal e sua principal utilidade para empresas de diferentes segmentos e portes, principalmente para quem ainda não possui uma sede fixa.

É fundamental fazer pesquisas de mercado e avaliar o tipo de negócio que está desenvolvendo e implementar e verificar o tipo de endereço que é necessário, lembrando que em determinados serviços de endereços virtuais para ajudar a enviar e receber correspondência, fazer registros e viabilizar documentações variadas.
Se você busca um sistema que auxilia no processo de gestão do seu negócio, conheça o Actana e transforme totalmente a sua empresa.