19/12/2019 14:42:08

O que é? E como se tornar um Empreendedor Individual?

 
Você sabe o que é um empreendedor individual? Tem interesse de se tonar um? A vida de várias pessoas mudou ao começar o seu próprio negócio, seja ele qual for.

A categoria MEI veio para facilitar ainda mais este processo para quer se tornar um empreendedor.
O apoio e o incentivo para o empreendedor individual apenas aumentaram com o passar dos anos. Hoje ele conta com o apoio necessário para alavancar. É por isso que apenas no Brasil, cerca de 5,6 milhões de empresários da categoria MEI são cadastrados.

A categoria MEI foi criada há menos de 10 anos e mesmo assim, já podemos notar os grandes resultados que esta modalidade trouxe para quem apostou firme em estratégias para o seu negócio. Mas para colher ótimos frutos e ser um MEI de sucesso é necessária total dedicação e comprometimento com seu trabalho.
Estude, se atualize, mantenha uma rede de contatos e desfrute do que o mercado de trabalho e serviços tem para você. Então aproveite este artigo para aprender a ser um empreendedor individual de sucesso, depois conte para nós sua experiencia. Confira!
 

O QUE É UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL?


A definição de empreendedor individual é bem simples. Para ser um empreendedor individual cuja empresa esteja registrada no mesmo nome da pessoa. Em outras palavras, você precisa ser o titular do seu próprio negócio.
Se você for um empreendedor individual, você não poderá ter sócios e nem participar de outros negócios. Os patrimônios, tanto pessoais quanto a nível empresarial, aos olhos da lei, serão os mesmo quando se é um empreendedor individual, podendo ser utilizados para quitação de dívidas tanto de um, quanto de outro.
 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL E EMPREENDEDOR INDIVIDUAL?


A principal diferente entre um microempreendedor individual (MEI) e um empreendedor individual (EI) é o seu faturamento anual. Para você ser um MEI, há várias vantagens e facilidades, porém você só pode ter um faturamento máximo de 60 mil reais por ano. Já para ser um EI, você pode obter um faturamento anual de até 360 mil reais.
Por isso é importante que ao se registar como empreendedor, você analise bem a sua área a ser seguida e pesquise sobre os faturamentos médios anuais que cada um possui para saber em qual tipo você se enquadra.
 

QUEM PODE SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?


Podem se cadastrar nesta modalidade pessoas cujo faturamento atinja no máximo 60 mil reais por ano e que tenham somente 1 empregado.
Segundo o Simples Nacional, já são mais de 470 diferentes ocupações disponíveis para cadastramento de microempreendedores individual. Na lista temos eletricistas, borracheiros, cabelereiros, barbeiros, artesãos, jardinagem, aulas de dança, personal trainer, manutenção de eletrônicos entre outras atividades moderadas.
 

VANTAGENS DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Graças a lei 128, as vantagens para o microempreendedor são várias. Sendo algumas delas:
  • Ser isento dos tributos federais, tais como IR, PIS, Cofins, IPI e CSLL;
  • Valores diferenciados para os tributos e contribuições, sendo 5% em cima do valor do salário mínimo vigente para a Previdência Social, R$ 1,00 de Imposto sobre Circulação e Mercadoria e Serviços (ICMS) para o estado e R$ 5,00 de Imposto Sobre Serviços (ISS) para o município.
Dessa forma, o MEI paga apenas uma mensalidade destinada a Previdência Social e ao ISS ou ao ICMS. O valor da mensalidade muda de acordo com o reajuste do salário mínimo.
 

COMO SE CADASTRAR COMO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL


O processo de cadastramento para ser um empreendedor individual é simples. O interessado deve star acessando o site do Portal do Empreendedor do Governo Federal e preencher os dados solicitados seguindo os procedimentos.

Para se cadastrar como MEI acesse: www.portaldoempreendedor.gov.br
 

COMO SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DE SUCESSO


Ser um empreendedor requer alguns sacrifícios, dedicação, estudos e conhecimentos. Se tornar um MEI de sucesso não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas apenas criam seu cadastro e não estudam sobre como ser um empreendedor e nem assuntos relacionados ao seu negócio. É lógico que um tempo depois ela passa a não notar os resultados desejados e percebe que seu negocio está indo por água a baixo.
Ninguém se torna um empreendedor individual da noite por dia, apenas lendo um artigo de internet. Você saber unir suas ferramentas, saber onde buscar por informações e saber solucionar problemas, porque quando se tem uma empresa, diversos problemas que você nem imaginava que poderiam acontecer, vão acontecer.
Pense, repense, planeje. Faça tudo de caso pensado, não haja pela emoção e converse bastante com outros empresários. Tente filtrar informações sobre o que eles fazem que dá certo e o que eles fazem que dá errado. Na sua vez, foque em realizar tudo aquilo que você viu que é certo e busque a solução para o que dá errado em outros negócios para se prevenir.

Frustrações irão ocorrer em diversos momentos, principalmente no início, mas você não deve desistir. Saiba separar sua vida profissional como MEI da sua vida particular. Não leve os problemas de casa para o trabalho e nem os problemas do trabalho para casa.
Listamos aqui algumas dicas super importantes para você se tornar um MEI de sucesso. Seguindo cada dica, pode ter certeza de que sua empresa irá alavancar em menos tempo que pensa. Confira!
  • Se informe sobre a legislação e viabilidade do seu negócio;
  • Um bom empresário possui atos conscientes e busca por planejamento;
  • Inovação, distancie-se dos outros empresários buscando fazer o que eles não fazem;
  • Antes de mergulhar de cabeça em algo, realize o cálculo de riscos para saber se não haverá prejuízos e o tempo de retorno da sua ação;
  • Busque por atualizações constante, quanto mais informação você tiver, mais longe você pode ir e o destaque no mercado de trabalho é garantido. Nunca é tarde para aprender algo novo ou se aprimorar em algo; e
  • Mudanças sempre serão necessárias. Esteja preparado para isso sempre
Você conhece alguma dica especial para os microempreendedores? Compartilhe conosco sua experiencia que deu certo e ajude o país e as pessoas que nele vivem a se desenvolver.