19/06/2020 15:14:07

O QUE É TICKET MÉDIO E COMO CALCULAR?
 
Você já ouviu falar em ticket médio? Este é um dos indicadores mais fundamentais para cuidar da saúde de sua empresa. É uma ferramenta simples e fácil de ser utilizada. Com a métrica do ticket médio você é capaz de analisar todo o desempenho e conseguir partir para as mudanças necessárias para aumentar o seu faturamento sem a necessidade de investimento na empresa.
Confira no post de hoje como aumentar 20%... 30% ou mais apenas com a utilização desta métrica simples na sua empresa. Confira!
 
Mas afinal, o que é ticket médio?
Quando falamos em ticket médio, estamos nos referindo a média com que os seus clientes gastam na sua empresa em cada compra realizada. Em outras palavras, é a média do valor dos pedidos de sua empresa.
Geralmente, a gente tem valores de ticket médio bem distintos para cada canal de venda que a empresa possui (quando há mais de um meio de comercializar seus produtos ou serviços). Por exemplo, vendas realizadas em uma loja física possui um valor x de ticket médio, que é um valor diferente obtido do canal do mercado livre ou de um site particular da sua empresa.
É necessário que você acompanhe todos os resultados de ticket médios encontrados na sua empresa. Mesmo que seja em vendas presenciais, por e-mail, telefone ou WhatsApp.
O ticket médio geral da sua empresa é o valor mais representativo que você pode ter para o controle real da saúde do seu negócio.
 
Como calcular o ticket médio?
Calcular o ticket médio é muito simples. Basta você pegar o valor médio do seu faturamento médio dividido pela quantidade de operações de vendas realizadas.
Na fórmula temos:

Por exempli, se sua empresa possui um valor médio de pedidos de 10 mil reais, contanto com 100 vendas por mês, nós temos um ticket médio de:


 
Se você puder, tenha uma métrica. Faça um acompanhamento mais incisivo de seu negócio para que você possa perceber qual a melhor fonte para a sua empresa a fim de conseguir aumentar cada vez mais o seu valor de ticket médio.
 
Para que serve o ticket médio?
O ticket médio possui uma infinidade de aplicações. Uma das mais utilizadas é para a análise de resultados de promoções e de estratégias específicas de venda.
 
Qual a importância do ticket médio dentro da empresa?
Muitas empresas possuem o foco em aumentar o valor do ticket médio. Mas por que isso? Simples! Para uma empresa, é muito mais barato aumentar o ticket médio, fazer com que o seu próprio cliente gaste um pouco mais do que trazer novos clientes para o seu negócio.
Trazer novos clientes custa muito caro. Há empresas que investem milhões em agências de marketing e propaganda a fim de aumentar seu número de clientes, esquecendo que se elas aumentarem o seu ticket médio com os clientes já existentes em seu negócio o seu faturamento pode aumentar consideravelmente sem grandes investimentos.
 
Quais são as estratégias para se aumentar o ticket médio sem investimentos?
Agora vamos falar de negócio, não somente de matemática. Como você aumenta o faturamento do seu negócio sem ter novos produtos, sem ter novos clientes, sem ter novas visitas? Algumas empresas optam por realizar este aumento considerando a margem de seus produtos, diminuindo os custos fixos da empresa. Seja na troca de fornecedor, investir em redução de custos etc.
O importante é você criar estratégias para aumentar o seu ticket médio. Grandes opções para se aumentar o ticket médio na sua empresa é o incentivo a compra de kits (seja de produtos e ou serviços), frete grátis a partir de um determinado valor (que deve ser maior que o seu ticket médio atual), venda por atacado (fazendo o cliente aumentar a quantidade de compra para aproveitar um desconto especial), entre diversas outras alternativas. 
Agregue mais produtos à venda para aumentar o valor da compra daquele cliente já presente.
Dessa forma você pode ser capaz de até dobrar o seu faturamento sem interferir no andamento da sua empresa e sem investimentos adicionais, apenas utilizando esta simples fórmula e teoria do ticket médio.
 
Dicas extras para ajudar o seu faturamento médio a sair do vermelho
Primeiro: Se você possui um ticket médio abaixo de 100 reais, é importante que você reveja suas estratégias, pois isso é sinal que sua empresa está na zona de perigo.
Segundo: Outra dica é tomar cuidado com promoções. As promoções reduzem o ticket médio da empresa, já que a margem também é reduzida.