18/01/2022 18:35:36

O que é valuation? E como calcular?

Saber o que é valuation é fundamental para reconhecer o verdadeiro valor de sua empresa no mercado. O empreendedor precisa compreender sobre os diferentes pontos que influenciam na valorização de seu negócio, desde a estruturação financeira até a sua percepção de mercado.





Geralmente, não existe somente um cálculo exato, considerando que a percepção pode variar de pessoa para pessoa ou de investidor para investidor.
Inicialmente, podemos perceber que a análise financeira de uma empresa sempre exigirá conhecimento de mercado, do segmento de atuação, de aplicação de estratégia e um conjunto de habilidades técnicas, sempre tendo consciência que os resultados podem apresentar variáveis.
É essencial que o empreendedor tenha real conhecimento sobre o seu negócio, sobre o nível de investimentos, importância que os acionistas ou parceiros dão ao negócio e qual nível de visão os administradores da empresa possuem.
Neste artigo falaremos mais sobre esse conceito de cálculo de valor e como ele pode ser positivo para qualquer empresa.
 

O que é valuation?


Estamos falando de um processo administrativo e de gestão que ajuda a estimar o valor que uma empresa possui no mercado considerando fatores sistematizados utilizando modelo quantitativo.
Além do cálculo e de outros fatores racionais, também depende de questões subjetivas que podem não depender de fontes de dados confiáveis, mas também do nível de importância da visão que o mercado, a sociedade e os parceiros concedem à existência e às atividades da corporação.

Por exemplo, considerando todos os cálculos financeiros, jurídicos e de reconhecimento global, seria bastante fácil dizer que a empresa detentora da marca Nike é muito mais valorizada no mercado, desde o ponto financeiro até a percepção de sua marca, em comparação com outra marca de tênis All Star.

Lembramos que estamos falando de mercado e de seus diferentes atributos de formação e de geração de resultados, e não somente do valor sentimental que um ou mais consumidores podem atribuir a um par de tênis da Nike ou da All Star, lembrando que a marca Nike não distribui somente tênis, mas roupas e utensílios para práticas esportivas.
De todo modo, considerando negócios regionais e globais, é importante considerar o nível de julgamento público que a marca da empresa possui, selecionar fontes de dados, realizar pesquisas e conseguir alcançar um resultado que seja de fato confiável.
 

Conceito avançado


O termo “valuation” é oriundo do idioma inglês, originado do termo “value” que significa “valor”. Quando aplicamos “valuation” a qualquer projeto estamos aplicando um processo de procurar avaliar a empresa considerando o seu preço de mercado e seu valor de mercado, principalmente, no caso dela ser vendida ou servir como garantia de financiamento em um determinado período de tempo.
 

O cálculo de valor


O cálculo desse tipo de valor costuma gerar muitas dúvidas recorrentes entre os gestores e empreendedores, mesmo em procedimentos de compra e venda de negócios, por abranger dados técnicos e racionais e características que muitas vezes não são mensuráveis.
 
Se você fosse investidor e pudesse investir 1 bilhão de dólares na compra de uma marca, você investiria 1 bilhão de dólares na compra da Nike ou da marca All Star? Faça uma pesquisa rápida na internet sobre os reais valores de mercado das marcas pelo mundo afora e defina melhor a sua decisão.
 
Nesse ponto, além do valor mensurável, estamos lidando com questões imensuráveis que não dependem somente da questão financeira e estruturante.
 
Porém, ao perceber na prática o que é valuation devemos ter atenção no processo de definição do valor da empresa, considerando esse processo como uma fundamental etapa para o processo de reconhecimento de valor da corporação e até mesmo do processo de venda da corporação.
 
Em muitos casos, a atribuição de um valor muito elevado, acima até mesmo do preço de mercado, poderá gerar desinteresse ou mal julgamento público em relação à empresa, principalmente se a corporação estiver endividada ou com perda de market share.
 
Por outro lado, se o preço estiver abaixo demais da média de mercado, o empresário que precisa atrair investimentos ou compradores, correrá o risco de perder dinheiro e ativos futuros.
 
Geralmente, as médias e grandes empresas costumam contratar consultores ou desenvolver um método de cálculo que ajude a estabelecer e atualizar o real valor que a empresa possui no mercado.
 
Ressaltamos que esse cálculo não possui o objetivo apenas de viabilizar a venda de uma empresa, mas também de estimar o seu valor em diferentes mercados, incluindo no mercado de ações.

 

A sua importância


É fundamental conhecer o conceito dessa técnica de cálculo de valor, principalmente, para explorar aspectos e variáveis que podem de fato valorizar a empresa.
 
Dessa forma, o empreendedor e seus parceiros poderão evitar a replicação de variáveis negativas que podem, efetivamente, reduzir o valor da empresa a médio e longo prazo.
 
Conhecer o valor da empresa ajuda a compreender o verdadeiro montante a ser investido, viabilizar processos de negociação e definir a entrada de novos investidores.
 
Em suma, ao compreender o valor de uma empresa seus gestores e investidores poderão ter uma idéia mais avançada sobre a importância do empreendimento no mercado e quanto a sua empresa custa.
 

Geração de mercado e atração de investimentos



Ao saber o que é valuation, a corporação tem acesso a um método importante que auxiliará a marca a estimar seu fluxo de valor e capital, definir riscos e oportunidades e gerar novos investimentos presentes e futuros.
 

Conclusão


Atualmente, tem sido cada vez mais comum veículos de comunicação impressa ou digital publicar listas semestrais de ranking de empresas mais bem valorizadas no mercado regional e global.
 
Normalmente, as pessoas ficam curiosas para saber quanto custa empresas como Nike, Amazon, Petrobras, Santander e entre outras de diferentes segmentos de atuação.
 
Porém, o valuation é um processo acessível a todos os tipos de empresas e de diferentes portes que precisam calcular o seu verdadeiro valor de mercado, não somente para viabilizar a venda do negócio, mas para atrair investidores, atuar no mercado de ações e prever novos resultados com projetos mais amadurecidos.