29/04/2022 14:59:54

Gestão empresarial: Saiba como trabalhar o endomarketing no seu negócio

 

Quando a gestão empresarial objetiva reter clientes externos, ela investe em marketing. O mesmo ocorre com a gestão dos colaboradores, de modo a mantê-los motivados.

 

Assim é possível entender a importância de realizar estratégias de marketing com os clientes internos, ou seja, os funcionários, fazendo com que as empresas passem a investir no endomarketing. 

 

Os recursos humanos são um dos ativos mais importantes na competição que baseia o mercado e o desenvolvimento de um negócio. Afinal, uma equipe dedicada é capaz de produzir resultados acima da média.

 

Muitas pessoas pensam que comemorar aniversários é o bastante para uma estratégia de marketing interno bem elaborada. 

 

Chegamos para dizer que o endomarketing vai muito além. Para mantê-lo atualizado, esse artigo revela o que é essa prática, como ela deve ser implementada e quais benefícios gera.

Conheça o endomarketing

 

As ações de endomarketing são atividades internas que o fabricante de amaciante pode realizar visando o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho para todos.

Desde os anos 70, o endomarketing tem sido explorado por vários grupos que desejam se posicionar melhor no mercado.

Essa modalidade não se trata apenas de criar comunicação interna com os colaboradores. Ele é usado para envolvê-los nas estratégias e ações utilizadas para alcançar resultados positivos.

Quando bem feitas, essas ações trazem resultados muito significativos para a empresa e a transformam em referência pela imagem positiva entre os colaboradores.

Saiba como aplicá-lo

 

Para motivar os colaboradores e promover uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de um relacionamento mais forte com sua empresa, existem algumas práticas que você pode seguir.

Acompanhe os principais pontos de uma estratégia de endomarketing a seguir.
 

Melhoria nos processos de comunicação interna

 
 

Uma comunicação interna forte é a base essencial de um bom marketing interno. Essa não é uma estratégia para se aplicar sozinha. 

A clareza das informações é um fator importante para criar sentimentos positivos e aumentar a satisfação.

Ninguém gosta de trabalhar sem plenas condições, então estabeleça canais de comunicação eficazes para o time de cabeamento estruturado.

Não é necessário ter muitos, basta que eles funcionem com eficiência e alcancem todo o seu público interno.

Para determinar o melhor veículo, avalie o perfil do seu colaborador e o potencial de investimento. Muitas vezes, o bom e velho mural já é mais do que suficiente.

Outro ponto importante para a comunicação interna é encerrar o processo de verticalização – quando a última palavra vem sempre de cima para baixo e nunca o contrário.

Seus colaboradores têm muito a contribuir. A empresa só será verdadeiramente beneficiada se houver um canal de comunicação que permita a liberdade de expressão e participação ativa de todos, independentemente do cargo ou função.
 

Eventos e palestras motivacionais

 

Além de cursos e treinamentos, congressos e eventos podem ser uma grande fonte de conhecimento e capacitação.

Os profissionais se sentem valorizados quando veem o incentivo de uma empresa para participar desses momentos.

Além de ser uma boa forma de atualização de informações, também ajuda a ampliar a rede de relacionamentos e trocar experiências.

Assim, a rede de anéis de segmento permite aos colaboradores dar novas perspectivas para o desenvolvimento do negócio.
 

Iniciativas de integração

 

O ambiente de trabalho é onde as pessoas adultas passam a maior parte do tempo delas.

 

Com isso, os colegas se tornam amigos, e proporcionar um tempo e um lugar para essa integração que pode contribuir para a qualidade de vida de cada profissional.

 

A criação de um espaço de descanso ou lazer, como uma pausa, promove o vínculo entre os colaboradores e melhora o ambiente das produtoras de filmes.

 

Outra forma de integração é organizar eventos e palestras motivacionais com temas interessantes, que podem até ser ministrados pelos próprios colaboradores.

 

Esta é uma forma de incentivá-los a falar sobre temas que dominam e que sejam úteis para os outros.

Benefícios para os colaboradores

É importante reconhecer seus funcionários e uma forma de fazer isso é ter uma boa política de benefícios.

Não estamos falando das obrigações legais – essa é a norma e não é realmente considerado um benefício.

Falamos de benefícios adicionais, como:

  • Bolsas de estudo;

  • Auxílio creche e educação;

  • Descontos em redes de lojas parceiras;

  • Incentivos ao exercício físico.

Institucionalizar benefícios corporativos é um grande passo para despertar a motivação e o bem-estar do time de conserto de equipamentos hospitalares.

Treinamentos

Os funcionários gostam de expandir seus conhecimentos e habilidades enquanto se mantêm atualizados.

Claro, o seu negócio também tem muito a ganhar com profissionais cada vez mais qualificados.

Você pode estabelecer parcerias com uma organização especializada em cursos, ou investir em sua própria plataforma de ensino, completa com vídeos de treinamento e materiais de apoio.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de avaliar se as estratégias de marketing interno estão funcionando e/ou quais áreas precisam ser aprimoradas.

Se houver ruído de comunicação, insatisfação ou atitudes negativas, isso aparecerá na pesquisa e poderá orientá-lo a tomar a melhor atitude.

As pesquisas podem ser feitas quantas vezes você quiser, mas é melhor fazê-las pelo menos uma vez por ano para entender os colaboradores. Não se esqueça de anunciar os resultados, junto do plano de ação.

Os funcionários, quando respondem à pesquisa e relatam as preocupações, esperam que sejam tomadas providências para resolver os problemas. O pior que se pode fazer nesse contexto é não fazer nada a respeito.

Entenda por que o endomarketing é importante

 
 

O marketing interno pode ser uma mina de ouro para as empresas. De fato, existe um forte potencial para aumentar os resultados, a visibilidade e o reconhecimento da marca, ao mesmo tempo em que reduz os custos de rotatividade de funcionários.

Os funcionários ganham e a empresa ganha. Ele não vem para sua empresa apenas para cumprir o expediente, mas para fazer a diferença.

Listamos os benefícios que estratégias de endomarketing têm o potencial de gerar para o seu negócio, veja.

Colaboradores mais motivados

Funcionários motivados adoram divulgar a empresa, seus atributos, marcas e produtos em qualquer ambiente.

Verdadeiros embaixadores da marca, eles têm grande potencial para construir uma imagem real e positiva da areia para filtro de piscina.

Clima organizacional agradável

O ambiente de trabalho afeta a motivação e a produtividade dos funcionários. Por isso, influencia diretamente na qualidade dos produtos e serviços prestados.

O endomarketing também contribui para melhorar o clima organizacional. A ideia é que todos tenham as condições necessárias para obter os melhores resultados.

Engajamento

Funcionários motivados se engajam mais nas causas da empresa e poderão contribuir com ideias, bem como divulgar a marca nos meios que frequentam.

Você provavelmente conhece funcionários que curtem, comentam e compartilham todos os conteúdos sobre portas corta fogo de sua empresa, por exemplo.

Ele se sente orgulhoso de promover a marca em que ele trabalha para a família e os amigos.

Esse é um colaborador dedicado que participa efetivamente do crescimento e desenvolvimento do negócio. Por isso, você deve ouvi-lo com atenção.

Aumento das vendas e oportunidades de negócios

 

Funcionários felizes, clientes felizes. O desempenho externo depende do desempenho interno, isso é inegável.

Você pode até vender a ideia de ser uma grande empresa, com ótimo atendimento e totalmente focada nas necessidades do consumidor.

Se o seu vendedor, aquele que está no balcão, caluniar e tratar mal os clientes, a sua marca vai sofrer o impacto disso.

Com uma equipe dedicada, você terá os melhores promotores da marca, que impulsionam o seu negócio e geram lucros.

Promove a cultura de inovação

 

Assim que um colaborador se sente reconhecido, quando percebe que seu papel faz total diferença, ele se sente mais apto e disposto para fazer a empresa crescer.

Junto a esse sentimento, surgem novas ideias de melhoria, otimização e inovação, seja em processos, produtos ou sistemas e tecnologias.

Quando ouvimos as ideias e sugestões das pessoas que estão na linha de frente da fabricação de piso laminado colocado com rodapé preço, podemos nos surpreender.

Pode ser combinado com qualquer outra estratégia

O endomarketing pode ser combinado com qualquer outra estratégia adotada pela empresa, mesmo aquelas utilizadas externamente, como o Inbound Marketing.

Sua equipe de marketing pode aproveitar o conteúdo criado para planejamento de Inbound para treinar o time internamente, auxiliá-lo diariamente e até mesmo melhorar o desempenho.

Cria vantagem competitiva

Uma empresa respeitada por seus colaboradores fortalece sua imagem no mercado. Isso cria uma vantagem competitiva, porque os clientes em potencial tendem a simpatizar ou gostar de uma empresa com um posicionamento positivo.

Além disso, colaboradores motivados têm melhor desempenho em suas próprias funções, proporcionando um serviço de melhor qualidade.

Conclusão

Como você pode ver, o endomarketing tem impacto positivo tanto dentro, como fora da organização.