Controle financeiro: Como gerenciar as finanças da sua empresa?

Como fazer o controle financeiro da sua empresa?

 
Controle financeiro para empresas
 
O controle financeiro de uma empresa é uma das preocupações mais importantes dos empreendedores. Afinal, as boas práticas dentro da gestão financeira possibilitaram o sucesso da empresa, enquanto o descontrole das finanças proporcionará o fechamento do negócio.
 
Considerando a importância dessa gestão equilibrada, você como empreendedor precisa aprender sobre controle financeiro empresarial. Pensando nisso listamos neste artigo, 5 dicas para você fazer o controle financeiro da sua empresa.

 

1. Faça o planejamento financeiro

 
Primeiramente você precisa do planejamento financeiro para colocar em prática qualquer ação de controle. É através do planejamento que você saberá exatamente quais ações deve colocar em prática na empresa, o que deve ser evitado e muito mais.
 
Para fazer isso você deve reunir todas as informações financeiras da sua empresa para determinar um orçamento anual, quanto sua empresa gasta por mês, quanto gera de receita no mesmo período, entre outras informações.
 
Essa primeira etapa deverá ser feita com bastante precisão, já que as demais ações de controle financeiro serão baseadas no planejamento. Sendo assim, faça cálculos, anote dados e registre tudo que puder em documentos específicos, como planilhas, por exemplo.
 
Faça primeiro um cálculo dos gastos mensais da sua empresa, considerando funcionários, produção, compra de matéria-prima, contratação de serviços, pagamento de impostos, entre outros gastos.
 
Depois, calcule uma média de quantos produtos ou serviços são vendidos mensalmente, quanto essa venda representa em caixa para sua empresa, entre outras estimativas.
 
Sabendo destes dados, você poderá ainda planejar ações futuras para garantir a estabilidade da sua empresa. Por exemplo, é preciso fazer 10 vendas no mês para equilibrar as contas da empresa. Mais de 10 vendas já significa lucro. Sendo assim, você deve considerar um objetivo de vendas para ter a margem de lucro que deseja.

 

2. Acompanhe o controle financeiro

 
Não basta criar planos e esperar que as finanças se controlem sozinhas. O controle financeiro é uma prática diária que exige disciplina, determinação e força de vontade. Por isso, registre e acompanhe regularmente todas as operações financeiras da sua empresa.
 
Isso significa controlar o caixa, saber dos gastos, entender os rendimentos, pagar contas, registrar recebimentos e muito mais. Fazer esse acompanhamento constante é dever de um bom gestor.
 
Já tem um profissional que cuida disso para você ou vai delegar algumas tarefas de finanças para outra pessoa? Não tem problema, desde que você esteja por dentro das finanças da sua empresa. O ideal é que você saiba minimamente o que está acontecendo na sua empresa, afinal, a maior responsabilidade da gestão dela é sua.

 
Controle financeiro em sistema de gestão
 

3. Corte gastos, despesas e desperdícios

 
Com a prática da gestão financeira você verá logo no início que há vários gastos, despesas e desperdícios que podem ser evitados. Esse corte é fundamental para atribuir os recursos aos pontos que realmente interessam e fazem a diferença para a sua empresa.
 
Você pode até pensar: mas o que seria um gasto supérfluo na minha empresa? A resposta é simples, a compra ou aquisição de um serviço que sua empresa não precisa em nenhum aspecto.
 
O gasto não contribui para a vida dos funcionários, não ajuda na produção e não garante nenhum benefício para a empresa? Então ele pode ser cortado. Aliás, dependendo do gasto pode haver benefícios, mas é preciso considerar se os benefícios realmente valem o gasto.

 

4. Use um software para controle financeiro

 
Uma forma fácil e simples de controlar as finanças da sua empresa é através de software. Hoje em dia existem diferentes softwares com funcionalidades e benefícios para as empresas. Quem tem dificuldade em controlar as finanças terá maior facilidade em usar softwares de controle financeiro, já que esse exige apenas o registro das entradas e saídas da empresa.
 
Com o software o empreendedor pode acessar as finanças da sua empresa em qualquer lugar e pode realizar a gestão das finanças de forma mais rápida, fácil e simples. Se você ainda não conhece muito sobre software de controle financeiro, saiba que a boa e velha planilha também funciona.
 
Ambas as aplicações são úteis e funcionais, porém, o software é mais simples, intuitivo e possui várias funções automáticas. Mas isso não significa que você não possa anotar dado por dado em uma planilha de controle financeiro. O que vale é contar com tecnologias que facilitam o dia a dia do gestor.

 

5. Considere receber consultoria

 
Nem todo mundo se dá bem com o controle financeiro, mas felizmente todos podem aprender. Se você tem muitas dificuldades ou não gosta de fazer o controle financeiro, considere receber consultoria de pessoas que entendem do assunto.
 
No geral, essa consultoria poderá te ajudar a entender melhor como funciona o controle financeiro, possibilitará usar as ferramentas certas para a sua gestão, entre outras coisas. Mas tome cuidado com quem você irá contratar, o consultor precisa ser de confiança, profissional e capacitado para realizar a consultoria.


 

Com o sistema Actana ERP você faz a gestão fácil do financeiro da sua empresa. 

 

Contas a pagar

O controle de contas a pagar possibilita a identificação de elementos importantes para uma boa saúde financeira da sua empresa. Através desta gestão todos os compromissos da sua empresa são controlados de forma fácil e eficaz.
 

Contas a receber

As informações de suas contas a receber devem estar organizadas e em dia para que sua empresa tenha lucros e fuja de prejuízos.

 

Formas de pagamentos

O controle de contas a pagar possibilita a identificação de elementos importantes para uma boa saúde financeira da sua empresa. Através desta gestão todos os compromissos da sua empresa são controlados de forma fácil e eficaz.


 

 Planos de contas

As informações de suas contas a receber devem estar organizadas e em dia para que sua empresa tenha lucros.

 

Centros de custos

O controle de contas a pagar possibilita a identificação de elementos importantes para uma boa saúde financeira da sua empresa. Através desta gestão todos os compromissos da sua empresa são controlados de forma fácil e eficaz.
 
Cadastre-se agora mesmo em menos de 1 minuto!

Experimente grátis

Veja os benefícios de ter um sistema eficiente para controlar sua empresa

Sistema de gestão para
pequenas e médias empresas

Video de apresentação - Sistema ERP Actana

Emita boletos e receba em sua conta PagBank!

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 15 dias gratuito para utilizar o sistema Actana ERP