Sistema de Gestão

O que é sistema de gestão?

 
Você sabe quanto tem para receber? Você sabe quanto tem para pagar? Você sabe quanto tem de estoque atualmente na sua empresa? Qual é a inadimplência da sua empresa? Se você não mede isso você não está gerenciando. Sem medir, não existe gerenciamento. No post de hoje, iremos explicar o que é um sistema de gestão, para que serve, quais suas vantagens e os erros mais cometidos na hora dessa aplicação. Confira essas informações no post a seguir e descubra como um o sistema de gestão pode melhorar os resultados de sua empresa.
 

Mas afinal, o que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão nada mais é que um software de computador que permite o seu usuário a cuidar das atividades de sua empresa de forma mais automatizada possível. Um sistema de gestão é um item fundamental para o auxilio do crescimento e organização de uma empresa, com o intuito de facilitar e otimizar as atividades do dia a dia.
Um sistema de gestão deve ser ágil e trazer praticidade para a sua empresa. Você sabe quanto está ganhando de lucro com a venda de seu produto ou serviço? Muita gente acha que basta adicionar 30% no valor de compra que terá no final 30% de lucro. Porém, não é bem assim. Um bom sistema de gestão ajudará você a calcular corretamente o custo do produto e, ainda, lhe dará uma sugestão de preço de venda baseado da margem de lucro que você escolher.
Essa falta de gerenciamento é muito comum nas pequenas empresas no Brasil. O sistema de gestão permite que você centralize as informações em um só lugar.
Se você precisar se ausentar, o seu sócio ou o seu funcionário poderá consultar as informações sem depender de você. O contrário também é verdade, se você precisar consultar o quanto um funcionário seu vendeu em um determinado período, basta acessar o software e consultar.
O sistema de gestão permite você comparar os resultados de um período com o outro e dessa maneira você poderá comparar com o mesmo período do ano passado e se preparar para a demanda.
A única maneira da sua empresa saber se está tendo lucro ou prejuízo é através do relatório financeiro chamado Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e um bom sistema da gestão dará acesso a essas informações.
 
 

Gestão de empresa com excelência

Planejar, organizar, dirigir e controlar. Esses são só mais alguns desafios enfrentados por quem está à frente de um negócio. A importância da tecnologia para micro e pequenas empresas já não é novidade para ninguém. Usar ferramentas tecnológicas hoje é uma verdadeira necessidade, já que ninguém imagina registrar todas as transações em caderninho de papel.
Uma boa gestão gera resultados eficazes em todas as esferas do negócio. É estimulada por meio de uma liderança qualificada e tira proveito dos avanços tecnológicos, seja na relação na parte financeira ou das pessoas. Uma boa gestão é a grande diferença entre o fracasso e o sucesso, pois não adianta ter uma boa qualidade de produtos e serviços se não for feito o bom gerenciamento de estratégias. Os sistemas de gestão foram criados para agilizar e deixar mais acessível para você a administração da sua empresa. É uma ferramenta tecnológica que facilita sua vida.
 

4 erros de gestão para evitar em sua empresa

Administrar uma empresa não é uma tarefa nada fácil, pois muitos erros podem ser cometidos durante os processos. Porém, alguns com mais frequência que outros. Pensando nisso, separamos os 4 principais erros cometidos em sistemas de gestão. Confira!
1º - Quando você passa a ignorar o seu plano de negócios: ter um plano de negócios bem estruturado e não utilizá-lo no dia a dia da sua empresa pode ser um grande problema, pois isso pode fazer com que você vá para um caminho completamente diferente do planejado. Tente se ater ao seu plano de negócios.
2º - Não acompanhar as ações da concorrência: você deve sempre focar no seu negócio e nas ações da sua empresa, porém é necessário sempre estar atento ao mercado. Não cuidar deste fator externo pode ser um grande risco para o seu negócio.
3º - Não focar nas necessidades do consumidor: isso é algo também conhecido como a miopia de marketing. Pode ser um dos maiores riscos que a sua empresa pode correr. Ao mesmo tempo que é necessário focar na melhoria dos processos internos da empresa, também é muito importante você compreender e atender as necessidades do seu consumidor.
Outro erro muito comum, é não separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Se você tiver um sócio, essa pode ser uma das piores coisas que você pode fazer na sua empresa.

Mas, mesmo se você for no microempreendedor individual, também é necessário fazer essa separação. Nunca misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Apenas com essa separação é que você vai ter uma noção real do resultado no seu negócio.
 
Cadastre-se agora mesmo em menos de 1 minuto!

Experimente grátis

Veja os benefícios de ter um sistema eficiente para controlar sua empresa

Sistema de gestão para
pequenas e médias empresas

Video de apresentação - Sistema ERP Actana

Emita boletos e receba em sua conta PagBank!

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 15 dias gratuito para utilizar o sistema Actana ERP