25/01/2022 10:06:16

 

Como e porque usar o Pix na sua empresa?

Criado pelo Banco Central em dezembro de 2020, o PIX tornou-se uma ferramenta valiosa para empresas que necessitam de agilidade nas transações financeiras. Neste artigo abordaremos em detalhes como funciona o PIX e como ele de fato pode beneficiar o seu negócio.

O que é o PIX?


Trata-se de uma importante ferramenta que acelera a realização de transferências e pagamentos em nosso país, melhorando a vida de quem paga e de quem recebe.
Considerado como uma das maiores inovações no setor bancário e no mercado financeiro recente, ele pode ajudar a elevar a geração de receita das empresas.

Essa ferramenta foi anunciada pelo Banco Central do Brasil em dezembro de 2020, e desde então passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e das empresas permitindo transferências financeiras mais ágeis, possibilitando ter acesso ao dinheiro mesmo em dias de final de semana, feriados e em horários não comerciais.

Para a empresa que pretende começar a utilizá-lo é indicado que a empresa crie a sua chave PIX junto ao banco ou instituição financeira na qual possui conta bancária ou vínculo de recebimentos.

Como funciona o PIX?


Todos os bancos permitem que você possa ativar a função de recebimento pelo PIX gratuitamente, a partir daí, você pode escolher qual o tipo de chave mais se encaixa ao seu negócio.
Para que seu cliente possa identificar sua conta com facilidade, você pode criar uma chave PIX com seu nome de email, nome completo, número de telefone, CPF, CNPJ ou se preferir pode criar uma chave aleatória, esta é gerada pelo sistema automaticamente.
 

Porque usar o PIX na sua empresa


Dentre as principais funções que o PIX oferece, podemos salientá-lo como uma importante opção a mais que as empresas, de diferentes portes e mercados de atuação, podem utilizar para receber pagamentos.
 

O Pix serve para qualquer negócio


Além de poder contar com o DOC e o TED, os empreendedores podem contar com PIX para realização de pagamentos, compras e acerto de contratos, além de continuar usando outros métodos como máquinas de cartão e transferências já conhecidas.
 

Rapidez nas transações      


Outra vantagem é a rapidez do sistema do PIX, ele oferece uma transferência mais rápida, barata, não gera custos adicionais para a conta bancária da empresa e permite ter acesso ao dinheiro vivo em menor prazo de tempo em comparação com os demais processos de pagamentos e recebimentos.    
     
Ao compreender como funciona o PIX entendemos que a agilidade permite amplo acesso ao dinheiro e gera mais agilidade no dia a dia.
Por meio dele, o empreendimento pode também acelerar os seus pagamentos de compras, pagamentos de tributos, fornecedores e até mesmo dos funcionários.  
 

Redução de custos com tarifas


Mesmo depois de criar a chave, a empresa não precisará pagar custos adicionais pelo uso desse procedimento de pagamentos. O PIX não possui intermediários como ocorre com as maquininhas de cartão e emissão de boletos.        

Para reforçar o custo baixo, o próprio Banco Central garantiu que o custo desse método de pagamento para as instituições financeiras é de apenas R$ 0,01 centavos, enquanto que o TED custa cerca de R$ 0,70 centavos para as instituições bancárias.      
   

Sem custos para as empresas


Para popularizar o uso do PIX pelas empresas e pessoas físicas, os principais bancos já declararam que oferecem o volume desse serviço sem qualquer custo para as empresas, somente em casos de grande volume.   
 

Mais seguro


Para  empresas que necessitam de receber seus valores em menos espaço de tempo para agilizar compras e entregas, ao compreender como funciona o PIX fica compreendido que trata-se de um método de transferência bastante seguro no qual o dinheiro sempre ficará atrelado à chave de pagamento.    
   
Como falamos anteriormente, o dinheiro repassado fica disponível imediatamente. Para comparação, quando a empresa recebe um pagamento através do cartão de crédito, além do pagamento das tarifas, o valor pode ficar retido de dois a trinta dias até a empresa receber.

Quando uma empresa recebe o pagamento via boleto, ela pode levar até três dias para efetivar o pagamento, enquanto que, através do PIX, o dinheiro já está na conta.
E quando falamos que ele é mais seguro do que as pessoas pensam, é pelo fato dele utilizar tecnologias mais avançadas de autenticação, registro e criptografia.
Trata-se de um processo que evita fraudes e desvios de registros, mantendo o dinheiro seguro durante a transação.


Em casos de pagamentos errados


Caso ocorra um pagamento equivocado, o recebedor poderá devolver o valor de forma instantânea, sem precisar que o dinheiro seja manuseado.
É importante que o usuário comum ou empresas sempre confirme o código da chave do pagador e do favorecido para evitar pagamentos equivocados e, principalmente, evitar cair em golpes de pagamentos falsos que circulam em redes sociais e WhatsApp.
 

O que a empresa pode fazer?


Ao entender como funciona o PIX, a empresa pode utilizá-lo para pagamentos diretos na conta, recebimento mais ágeis e eliminação de intermediários e taxas.
O PIX da empresa pode ser apresentado pelo vendedor ou gerente da empresa no ato de uma compra, venda ou repasse de valor para agilizar uma compra junto ao fornecedor ou venda direta ao cliente.

O processo dos pagamentos é feito em até dez segundos e pode ser oferecido pela empresa para garantir mais capacidade de atendimento para o cliente.
Além de utilizar o código, a empresa ainda pode disponibilizar o QR code do PIX para facilitar os pagamentos e reduzir riscos de fraudes. Por ser mais ágil, gera ganho de tempo e dinheiro para a empresa.
 

Como receber na empresa?





 



Ao saber como funciona o pix, o cliente ou vendedor pode fazer leitura de QR Code através da câmera do celular, informar a chave de pagamento que é o e-mail de atendimento ou CNPJ da corporação, incluindo a possibilidade de geração de código aleatório. No caso do QR Code a empresa pode gerar um QR para cada transação ou um QR Code para abranger diferentes pedidos.

 

Conclusão


Portanto, a empresa que adere ao PIX começa a atuar com as melhores vantagens, incluindo a segurança, economia, agilidade e acessibilidade ao dinheiro.

O PIX é uma realidade e uma ferramenta que agilizou e mudou a forma como fazemos negócios, mais ágil, ele é perfeito para pequenos e médios negócios que trabalham com capital de giro limitado, portanto, faça já sua chave Pix e agilize os pagamentos de seu negócio.