13/07/2021 10:40:21

Utilizar um sistema para gerenciar lojas de roupas é fundamental para profissionalizar o processo de organização e administração de uma empresa dedicada ao varejo e atacado de vendas de itens para o vestuário.

Para alguns empreendedores inexperientes, o principal foco poderá ser somente o de faturar e ganhar dinheiro. Porém, antes de alcançar o objetivo financeiro final é importante ter atenção redobrada com o planejamento de práticas administrativas do negócio. Muitas empresas conseguem crescer nesse segmento de mercado, mas correm o risco de fechar as portas se não mantiverem um planejamento de controle de contas, custos e fluxo de caixa.


Outro erro é pensar somente em vender roupas que “estão na moda” ou com preços reduzidos demais para combater a concorrência no mercado presencial e digital. Independente das estratégias de vendas, é importante categorizar cada tipo de produto não ficar atrelado somente à margem do preço mínimo para alcançar novas vendas.


De todo modo, ainda é comum empresas de pequeno e médio porte encerrarem suas atividades por causa de problemas administrativos e jurídicos.

No Brasil, quase metade das empresas de pequeno e médio porte fecham as portas antes de completar cinco anos de vida e, na maioria dos casos, por incompetência do empreendedor.


A seguir apresentamos dicas valiosas para você aprender a administrar sua loja de roupas, seja ela presencial, digital ou mista:

Seja um empreendedor multitarefa


Se você possui uma loja física ou virtual, você precisará aprender a dialogar com o contador, com os fornecedores, organizar as estratégias de vendas, orientar os seus vendedores, acompanhar as tendências de produtos, estilos e como está o seu segmento de mercado no varejo e no atacado.


Essas atividades geram excesso de informação e demanda conhecimento em diferentes áreas, podendo ser conhecimento de nível acadêmico, técnico ou prático.

 

Mesmo que tenha pessoas para auxiliar, o empreendedor multitarefa é aquele que arruma a própria loja, que ajuda a vender, que organiza a área financeira, que participa das ações de marketing, que atende o cliente, que ajuda a organizar o estoque, ou seja, atua em todas as linhas de atividades da própria empresa.

 

Ter uma postura multitarefa é fundamental, principalmente, para o empreendedor iniciante.


Organização

Não adianta instalar o melhor software de gestão e atuar em todas as principais atividades da empresa se o negócio não está plenamente organizado.

Principalmente, no caso de lojas online, é importante que as operações de compra sejam simplificadas para o cliente, que a loja não seja pesada para ser acessada e todos os dados sejam automatizados.

 

A organização começa a partir do controle de todas as atividades fundamentais como estoque, vendas, pedidos, reclamações, entregas, emissão de notas e entre outras.


Medir os resultados

O empreendedor precisa acompanhar e medir todos os números relacionados à empresa. É importante ter atenção ao número de vendas, ao número de visitação no site, verificar quais são os produtos mais procurados na loja e quais informações os clientes mais procuram.


Atenção com as finanças

Ao adotar sistema para gerenciar loja de roupas, é essencial realizar um planejamento financeiro e, ao mesmo tempo, utilizar as ferramentas de controle da melhor forma possível verificando se os objetivos previstos foram atingidos.


Invista em parcerias de confiança

Em muitos casos, pode acontecer de um fornecedor falhar e não entregar o prometido.

 

O empreendedor precisa valorizar os fornecedores de confiança que entregam a qualidade e quantidade prometida, sempre oferecendo mais opções para ajudar a loja a vender mais e encantar os seus clientes.


Pense na logística

Se a sua loja física oferece delivery, selecione um bom serviço de entregas ou contrate um motoboy de confiança. Em caso de entregas de pedidos feitos pela internet, além dos Correios contrate uma transportadora para cobrir, principalmente, os períodos de aumento de pedidos.


Avaliações

Na loja física coloque um livro de sugestões para o cliente registrar suas opiniões a respeito do serviço e produto da loja, e no caso da loja online, ofereça dados de contato e linhas de avaliação.


Pense no cliente

Além de oferecer uma roupa conceitual que está dentro da tendência, pense no que o cliente mais busca e precisa. Investir em estilos de roupas que nunca saem de moda como jeans e bermudas é uma boa dica.

Trabalhar focando na necessidade e na escolha do cliente é importantíssimo para elevar as vendas e gerar crescimento.


O ambiente da loja

No caso da loja física, é indicado pensar no mobiliário a ser instalado para dispor os produtos e receber os clientes da melhor forma. As cores das paredes e demais instalações também podem expressar muito sobre a identidade da loja.


Actana ERP - O Melhor Sistema para gerenciar loja de roupa

O Actana ERP é um software completo que lhe auxiliará nas principais atividades de sua loja como o controle de estoque, fluxo de caixa, precificação, pagamento de taxas e tributos e entre outras obrigações ligadas à área de gestão.


O sistema foi desenvolvido para valorizar os vendedores, os afiliados, os fornecedores e, sobretudo, criar políticas de fidelização com os seus clientes.


Ao adotar um sistema para gerenciar loja de roupas, os vendedores terão mais agilidade para fechamento de vendas, o gerente conseguirá emitir notas e resolver pendências e o empreendedor poderá monitorar todos os fluxos financeiros da empresa de forma fácil e bem orientada.


A organização e o planejamento são partes essenciais do negócio e permitem evitar o fechamento de uma empresa nascente ou já posicionada no mercado.


Vender vestuário é uma atividade que requer muita paciência e dedicação, sendo um mercado com muitas transformações de tendências e de comportamento por parte do cliente potencial.


Atualmente, esse mercado tem crescido bastante na internet através de lojas personalizadas e de marketplaces gerando novas oportunidades de empreendedorismo, portanto é fundamental contar com ferramentas que possam auxiliar na gestão do seu negócio.


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