02/07/2021 14:11:18

Conciliação Bancária -  O que é?


É um processo que compara o extrato bancário de uma empresa com as informações de controle financeiro interno dela.


Por meio desta informação e dos extratos é possível identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa.


O maior objetivo da conciliação bancária é ver se o controle interno está batendo,  se todos os lançamentos estão corretos e se não há nenhuma anormalidade que precisa ser revisada.


É muito importante ter esse controle pois poderá evitar erros futuros, e consequentemente prejuízos financeiros.

Como fazer a Conciliação Bancária?

Basicamente é preciso seguir três passos:

1 - Monitore os fluxos do caixa diariamente.

Tenha em mente que sua empresa precisa de organização. 


Por isso planeje seus investimentos, registre todas as entradas e saídas de suas contas empresariais, incluindo todas as taxas bancárias.

2 - Confira todos os dados obtidos

É muito importante verificar se os saldos do controle interno são compatíveis com os saldos presentes no extrato bancário. 


Por isso verifique valores e datas de cada um dos registros. 

3 - Revise os dados e se necessário os corrija

Esse passo final é extremamente importante. Por isso, revise sempre seus dados, para caso haja necessidade, possa corrigi-lo.


Lembre-se que corrigir o erro imediatamente pode evitar que a gestão financeira de sua empresa não acabe sendo prejudicada.


Por que conciliação Bancária é tão importante?

Como vimos, uma grande vantagem da Conciliação Bancária é que o empreendedor terá um controle total da situação financeira de sua empresa.


Além disso, você também poderá ter um saldo bancário confiável e seguro para realizar futuras transações. 


Quanto mais controle  tiver sobre seu saldo bancário melhor será para projetar um planejamento orçamentário. Esse planejamento permitirá que você faça previsões sobre o futuro de sua empresa.


A maior vantagem é o fato que você terá o controle sobre todas as movimentações bancárias e financeiras de sua empresa e isso impedirá que você tenha “surpresas negativas” no futuro.


Por isso, não abra mão da Conciliação Bancária. Lembre-se que hoje, muitas empresas fecham as portas por conta do desequilíbrio financeiro. 


Então, invista na gestão financeira de sua empresa.


Crie sua conta no sistema de gestao Actana ERP que irá lhe ajudar a controlar seu negócio de uma forma fácil e prática, a economizar tempo e a ganhar mais dinheiro.