Como aplicar uma gestão eficiente em sua empresa? paula, 7 de janeiro de 20201 de julho de 2023 A Gestão Empresarial na sua empresa A Gestão Empresarial é um conjunto de estratégias focadas no crescimento do negócio e na conquista de melhores processos e resultados, ou seja, é um processo que se baseia em estratégias e ações cujo o objetivo é o melhoramento do desempenho da empresa. Porém, muitos novos empreendedores não compreendem o que é a gestão empresarial e nem como ela pode afetar sua empresa, e muito menos que ela pode ser aprendida. Qual a importância da Gestão Empresarial? Imagine que sua empresa é o corpo humano, dentro do corpo humano temos vários sistemas – circulatório, respiratório e o digestivo – e todos esses sistemas trabalham em harmonia e é isso que a Gestão Empresarial faz, ela garante a harmonia e corrige o problema, quando o mesmo é descoberto. Um exemplo, você não pode liderar uma equipe se não conseguir uma definição clara de todos os cargos e suas respectivas tarefas. Uma empresa que não possui uma boa gestão não conseguirá recolher e compreender os dados, analisar suas metas, criar um plano de ação e nem mesmo ter os resultados esperados. Isso porque, com uma boa gestão empresarial você tem o aumento da produtividade e a otimização de suas atividades. Aplicando a Gestão Empresarial na empresa 1. Conheça a realidade da sua empresa Quando lidamos com a Gestão Empresarial a primeira coisa a fazer é uma análise detalhada de nossa empresa, quais são os processos utilizados, o que pode ser melhorado, a onde estamos errando e o que deve ser encerrado. Uma boa dica é utilizar a análise SWOT – ou FOFA – já que ela é uma ferramenta criada especificamente para facilitar o cotidiano do gestor apresentando de forma clara e objetiva as oportunidades e ameaças junto das forças e fraquezas da empresa. 2. Tenha um bom conhecimento do mercado Quando lidamos com a Gestão Empresarial estamos lidando também com o mercado em si. Saber como aplicar o diferencial da sua empresa será crucial nos momentos de crise, como também compreender as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes e entender a onde está o risco e quais são suas oportunidades. É claro que não estamos falando de espionagem empresarial, e sim de uma análise de seu ambiente externo. Caso você tenha utilizado a FOFA ou SWOT essa questão já terá sido resolvida. 3. Mantenha um bom ambiente de trabalho Imagine o seguinte quadro: você é um trabalhador comum, trabalhando em uma loja de roupas a onde não possui uma boa gestão então documentos são facilmente perdidos, há falta de produtos no estoque, não é fornecido nenhum treinamento aos funcionários e, o principal, não há uma boa comunicação entre você e seus colegas com o gerente ou dono da empresa. Agora, mais uma vez, imagine o seguinte quadro: você é um trabalhador comum, a loja a onde está trabalhando tem uma ótima gestão, por esse motivo toda a documentação está em dia, o estoque está sempre atualizado, os funcionários recebem seu treinamento e, o principal, há um respeito mútuo entre você e seus colegas com o gerente ou dono da empresa. Com isso em mente você consegue dizer qual dos dois casos é a loja mais produtiva? É isso que queremos dizer com criar um bom ambiente de trabalho, um gestor empresarial deve sempre se preocupar se os profissionais estão bem motivados e engajados não apenas com o trabalho em equipe, mas também com os objetivos da empresa. Dessa forma é correto afirmar que a gestão empresarial também vai cuidar da gestão de pessoas. 4. Divulgue seu produto Mesmo que você tenha o melhor gestor empresarial do mundo trabalhando para você, porém se não houver divulgação de seu produto, nada vai adiantar. Por esse motivo em sua gestão deve ser incluído também uma boa estratégia de divulgação, que estará responsável por atrair clientes e manter os que já foram atraídos, conquistando assim resultados satisfatórios. É claro que as estratégias de divulgação é responsabilidade do departamento de Marketing, mas caso você não possua esse departamento em sua empresa nossa dica é contrate um profissional para te ajudar, apenas fique atento em suas credenciais. 5. Tenha um banco de dados e o mantenha atualizado diariamente Se tratando da gestão empresarial ter um banco de dados é algo indispensável para toda empresa. Pois será por meio dele que você vai ter acesso as mais diversas operações, seja ela desde processos administrativos, contábeis, balanços e perfis econômicos da empresa. Manter um banco de dados vai permitir que você enxergue a produtividade de sua empresa – seja naquela semana, mês ou ano, qual setor está com problemas, a onde poderei investir futuramente e muitos outros. É claro que existem diversos tipos de banco de dados e diversas funções, afinal de contas você não vai colocar no banco de dados de seus funcionários informações de estoque ou contabilidade. Caso você possuir uma empresa pequena ou de médio porte, nossa dica é planilhas servem. É apenas necessário que você compreenda a importância de manter um registro, por que as informações coletadas ali poderão ser utilizadas futuramente. Para realizar uma gestão eficiente em sua empresa cadastre-se agora mesmo em: app.actana.com.br/cadastro Gestão e Negócios actana erpgerenciar lojagestaogestão financeirasistema de gestão